Categories: Meio Ambiente

Governo Federal ‘esquece’ Instituto da Mata Atlântica

 

A sede do Instituto fica em Santa Teresa, nas nascentes do Reis Magos. Foto: Bruno Lyra

O Governo Federal parece ter ‘esquecido’ o Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), cuja sede fica em Santa Teresa, nas montanhas do ES. É que o INMA é o único dentre as 16 unidades de pesquisas ligadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) que ainda não teve regimento interno. A situação preocupa pesquisadores e ativistas que há anos lutam pela consolidação do INMA.

É o caso do pesquisador e professor Sérgio Lucena, um dos coordenadores do Movimento de Defesa do Instituto Nacional da Mata Atlântica (MOVEINMA). Para ele, ao não publicar portaria, o Ministério impede que o Instituto possa escolher sua diretoria, faça concurso para montar um corpo de pesquisadores, entre outras ações necessárias para que a entidade possa cumprir o objetivo pelo qual foi criada: ser referência na produção científica sobre a mata Atlântica e orientar as políticas de conservação e recuperação da mesma no país.

Questionamento também que é feito por membros da Sociedade dos Amigos do Museu Mello Leitão (Sambio), que chegou a fazer abaixo-assinado e entregar ao MCTIC pedindo a regulamentação plena no INMA.  O Museu, fundado em 1949 pelo cientista capixaba e patrono nacional da ecologia, Augusto Ruschi, hoje funciona como sede do Instituto que por sua vez foi criado em 2013.  

O fato é que no último dia 14 de novembro o MCTIC publicou portaria com o regimento interno das outras 15 unidades de pesquisa. Através da assessoria de imprensa, o Ministério disse que o regimento do INMA está em “fase final de ajustes”, por isso o atraso. Mas disse que a portaria será publicada no início de 2017.

Em novembro, dias antes da publicação do regimento das demais unidades de pesquisa, o senador Ricardo Ferraço (PMDB) foi ao MCTIC com o filho mais novo de Augusto Ruschi, o Piero Ruschi. A informação é da assessoria do senador, que disse ainda que Ferraço está acompanhando o caso junto com os demais membros da bancada capixaba no Senado.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

1 dia atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

1 dia atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

1 dia atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

1 dia atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

2 dias atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

2 dias atrás