Categories: Meio Ambiente

Governo Federal ‘esquece’ Instituto da Mata Atlântica

 

A sede do Instituto fica em Santa Teresa, nas nascentes do Reis Magos. Foto: Bruno Lyra

O Governo Federal parece ter ‘esquecido’ o Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), cuja sede fica em Santa Teresa, nas montanhas do ES. É que o INMA é o único dentre as 16 unidades de pesquisas ligadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) que ainda não teve regimento interno. A situação preocupa pesquisadores e ativistas que há anos lutam pela consolidação do INMA.

É o caso do pesquisador e professor Sérgio Lucena, um dos coordenadores do Movimento de Defesa do Instituto Nacional da Mata Atlântica (MOVEINMA). Para ele, ao não publicar portaria, o Ministério impede que o Instituto possa escolher sua diretoria, faça concurso para montar um corpo de pesquisadores, entre outras ações necessárias para que a entidade possa cumprir o objetivo pelo qual foi criada: ser referência na produção científica sobre a mata Atlântica e orientar as políticas de conservação e recuperação da mesma no país.

Questionamento também que é feito por membros da Sociedade dos Amigos do Museu Mello Leitão (Sambio), que chegou a fazer abaixo-assinado e entregar ao MCTIC pedindo a regulamentação plena no INMA.  O Museu, fundado em 1949 pelo cientista capixaba e patrono nacional da ecologia, Augusto Ruschi, hoje funciona como sede do Instituto que por sua vez foi criado em 2013.  

O fato é que no último dia 14 de novembro o MCTIC publicou portaria com o regimento interno das outras 15 unidades de pesquisa. Através da assessoria de imprensa, o Ministério disse que o regimento do INMA está em “fase final de ajustes”, por isso o atraso. Mas disse que a portaria será publicada no início de 2017.

Em novembro, dias antes da publicação do regimento das demais unidades de pesquisa, o senador Ricardo Ferraço (PMDB) foi ao MCTIC com o filho mais novo de Augusto Ruschi, o Piero Ruschi. A informação é da assessoria do senador, que disse ainda que Ferraço está acompanhando o caso junto com os demais membros da bancada capixaba no Senado.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Aniversário acaba com três mortes e sete feridos na Serra

O grupo estava reunido em um bar em comemoração ao aniversário da dona do estabelecimento/ Divulgação A festa de aniversário…

28 minutos atrás

Homem é torturado e morto a tijoladas e pedradas na Serra

A vítima foi assassinada ao lado de um lava-jato localizado na Rua das Rosas, em Feu Rosa/Foto: Divulgação O corpo…

43 minutos atrás

Tempo segue nublado na Serra neste sábado (23)

O sábado (23) amanheceu com o céu nublado. Foto: Gabriel Almeida O céu cinza e a chuva pontual devem continuar…

2 horas atrás

Advogada aponta direitos de pacientes oncológicos

Desde a saúde assistencial até benefícios tributários, previdenciários e trabalhistas, os pacientes oncológicos tem uma série de direitos exclusivos/ Foto:…

3 horas atrás

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…

10 horas atrás

Cruz da Vida promove mutirão de especialidades médicas em igreja da Serra

O mutirão irá ofertar atendimentos em diversas especialidades realizados por ordem de chegada Divulgação O projeto Cruz da Vida está…

17 horas atrás