Por dentro da Contabilidade

Governo Federal estima arrecadar R$ 4,4 bilhões com pendência do MEI

Os microempreendedores individuais começaram a ser notificados desde agosto sobre pendências junto a receita federal e precisam regularizar para não serem excluídos do Simples Nacional.

O governo federal está notificando os microempreendedores individuais que possuem pendências de pagamento do DAS- MEI (guia de recolhimento dos tributos mensal), e os que não enviaram a DASN (declaração anual do simples nacional) para regularizar a situação junto à Receita Federal do Brasil. Com a regulamentação das obrigações fiscais dos empreendedores o governo pretende arrecadar R$ 4,4 Bilhões em tributos.

MEI´s que não regularizarem seus débitos estão sujeitos a exclusão do Simples Nacional, o CNPJ continuará ativo, mas perderá o benefício de recolher os tributos no valor fixos mensais e ficarão sujeitos a regra de apuração do lucro presumido ou lucro real que eleva o valor dos tributos.

Como consultar pendências no CNPJ?

As pendências dos contribuintes estão disponíveis no Domicilio Tributário do Simples Nacional (DTE-SN) e também é possível consultar acessando o Portal do ECAC. Os microempreendedores que receberam o termo de exclusão têm prazo de até 30 dias para regularizar a situação a partir da ciência.

A principal finalidade é que os contribuintes paguem seus débitos junto a Receita Federal do Brasil (RFB) e continuem usufruindo de uma carga tributária reduzida. O Simples Nacional ajuda os microempreendedores no crescimento do seu negócio pagando uma única guia de recolhimento diversos impostos.

Pedido de regularização

Para regularizar os débitos junto a Receita Federal é possível aderir ao parcelamento no portal do Simples Nacional ou portal do Microempreendedor usando a conta gov.br. Caso queira aderir o parcelamento, poderá parcelar em até 60 meses. Já para os débitos em Dívida Ativa, é possível parcelar em até 145 meses.

Microempreendedores: lembrem sempre de estar em dia com a contribuição mensal e poder usufruir das vantagens:

• Baixo custo mensal de tributos (INSS, ISS e ICMS) em valores fixos;

• Vai poder emitir nota fiscal;

• Direitos e benefícios previdenciários.

Vanusa Neves

Últimas postagens

Servidores da Serra terão reajuste no tíquete-alimentação; veja novo valor

Servidores da Serra terão reajuste no tíquete alimentação; anúncio deve ser feito pelo prefeito eleito, Weverson Meireles, e pelo prefeito…

9 horas atrás

Estado terá redução de 5% no ICMS do Gás Natural Veicular

A nova alíquota é válida a partir de janeiro A redução na alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e…

11 horas atrás

Após especulações sobre Hartung, Casagrande cita greve da PM e culpa gestão do ex-governador

O governador Renato Casagrande. Foto: Divulgação Na semana em que o ex-governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, sinalizou a possibilidade…

12 horas atrás

Responsabilidade do lojista em contratar influenciadores e devoluções online

Ao contratar influenciadores digitais, o lojista assume uma série de responsabilidades que vão além da simples divulgação dos produtos. Crédito:…

12 horas atrás

Ceturb reforça transporte público para o Réveillon na Serra

Na Serra, o reforço da Ceturb será direcionado principalmente às linhas que levam às praias. Crédito: Divulgação A Ceturb preparou…

13 horas atrás

Adolescente baleado na Serra morre

Divulgação O adolescente de 15 anos baleado na noite dessa quinta-feira (26) morreu após ser socorrido para o Hospital Estadual…

14 horas atrás