Por dentro da Contabilidade

Governo Federal estima arrecadar R$ 4,4 bilhões com pendência do MEI

Os microempreendedores individuais começaram a ser notificados desde agosto sobre pendências junto a receita federal e precisam regularizar para não serem excluídos do Simples Nacional.

O governo federal está notificando os microempreendedores individuais que possuem pendências de pagamento do DAS- MEI (guia de recolhimento dos tributos mensal), e os que não enviaram a DASN (declaração anual do simples nacional) para regularizar a situação junto à Receita Federal do Brasil. Com a regulamentação das obrigações fiscais dos empreendedores o governo pretende arrecadar R$ 4,4 Bilhões em tributos.

MEI´s que não regularizarem seus débitos estão sujeitos a exclusão do Simples Nacional, o CNPJ continuará ativo, mas perderá o benefício de recolher os tributos no valor fixos mensais e ficarão sujeitos a regra de apuração do lucro presumido ou lucro real que eleva o valor dos tributos.

Como consultar pendências no CNPJ?

As pendências dos contribuintes estão disponíveis no Domicilio Tributário do Simples Nacional (DTE-SN) e também é possível consultar acessando o Portal do ECAC. Os microempreendedores que receberam o termo de exclusão têm prazo de até 30 dias para regularizar a situação a partir da ciência.

A principal finalidade é que os contribuintes paguem seus débitos junto a Receita Federal do Brasil (RFB) e continuem usufruindo de uma carga tributária reduzida. O Simples Nacional ajuda os microempreendedores no crescimento do seu negócio pagando uma única guia de recolhimento diversos impostos.

Pedido de regularização

Para regularizar os débitos junto a Receita Federal é possível aderir ao parcelamento no portal do Simples Nacional ou portal do Microempreendedor usando a conta gov.br. Caso queira aderir o parcelamento, poderá parcelar em até 60 meses. Já para os débitos em Dívida Ativa, é possível parcelar em até 145 meses.

Microempreendedores: lembrem sempre de estar em dia com a contribuição mensal e poder usufruir das vantagens:

• Baixo custo mensal de tributos (INSS, ISS e ICMS) em valores fixos;

• Vai poder emitir nota fiscal;

• Direitos e benefícios previdenciários.

Vanusa Neves

Últimas postagens

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…

2 horas atrás

Acidente com ônibus na Serra deixa 17 feridos

Três veículos colidiram na tarde desta sexta-feira (22) próximo a entrada para o bairro Colina de Laranjeiras/ Reprodução Redes Sociais…

10 horas atrás

Velocidade na Terra encerra temporada neste fim de semana em Aracruz

O torneio acontece na pista localizada próximo ao colégio Honório Nunes de Jesus no bairro Morobá em Aracruz/ Divulgação As…

10 horas atrás

Com 53,08% dos votos, Érica Neves é eleita a primeira mulher presidente da história da OAB-ES

A advogada Érica Neves foi diretora da Associação Brasileira de Advogados (ABA) no Espírito Santo/ Divulgação A advogada Érica Neves…

10 horas atrás

Alunos da guarda fazem mutirão para doar sangue na Serra

Futuros agentes da Serra fazem mutirão de doação de sangue/ Divulgação GCM Serra A Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) realizou…

11 horas atrás

Morre motorista baleado na cabeça durante discussão na Serra

A vítima foi encontrada com um tiro na cabeça e outro no braço esquerdo dentro do próprio carro no último…

11 horas atrás