Por dentro da Contabilidade

Governo Federal estima arrecadar R$ 4,4 bilhões com pendência do MEI

Os microempreendedores individuais começaram a ser notificados desde agosto sobre pendências junto a receita federal e precisam regularizar para não serem excluídos do Simples Nacional.

O governo federal está notificando os microempreendedores individuais que possuem pendências de pagamento do DAS- MEI (guia de recolhimento dos tributos mensal), e os que não enviaram a DASN (declaração anual do simples nacional) para regularizar a situação junto à Receita Federal do Brasil. Com a regulamentação das obrigações fiscais dos empreendedores o governo pretende arrecadar R$ 4,4 Bilhões em tributos.

MEI´s que não regularizarem seus débitos estão sujeitos a exclusão do Simples Nacional, o CNPJ continuará ativo, mas perderá o benefício de recolher os tributos no valor fixos mensais e ficarão sujeitos a regra de apuração do lucro presumido ou lucro real que eleva o valor dos tributos.

Como consultar pendências no CNPJ?

As pendências dos contribuintes estão disponíveis no Domicilio Tributário do Simples Nacional (DTE-SN) e também é possível consultar acessando o Portal do ECAC. Os microempreendedores que receberam o termo de exclusão têm prazo de até 30 dias para regularizar a situação a partir da ciência.

A principal finalidade é que os contribuintes paguem seus débitos junto a Receita Federal do Brasil (RFB) e continuem usufruindo de uma carga tributária reduzida. O Simples Nacional ajuda os microempreendedores no crescimento do seu negócio pagando uma única guia de recolhimento diversos impostos.

Pedido de regularização

Para regularizar os débitos junto a Receita Federal é possível aderir ao parcelamento no portal do Simples Nacional ou portal do Microempreendedor usando a conta gov.br. Caso queira aderir o parcelamento, poderá parcelar em até 60 meses. Já para os débitos em Dívida Ativa, é possível parcelar em até 145 meses.

Microempreendedores: lembrem sempre de estar em dia com a contribuição mensal e poder usufruir das vantagens:

• Baixo custo mensal de tributos (INSS, ISS e ICMS) em valores fixos;

• Vai poder emitir nota fiscal;

• Direitos e benefícios previdenciários.

Vanusa Neves

Últimas postagens

Homem é preso em flagrante recebendo anabolizantes na Serra

PF apreende anabolizantes na Serra/ Divulgação Polícia Federal Na tarde da última quarta-feira (28), a Polícia Federal (PF) prendeu em…

22 horas atrás

O frio continua? Veja previsão do tempo para a Serra

Foto: José Cruz/Agência Brasil As temperaturas amenas vivenciadas pelos moradores da Serra nos últimos dias trouxeram esperança de dias mais…

22 horas atrás

Bicanga, na Serra, registra dois incêndios na mesma semana

os incêndios são em áreas com vegetação e geralmente acontecem devido ação humana/ Leitor Tempo Novo Dois diferentes pontos do…

22 horas atrás

Barbeiro da Serra é reconhecido evento nacional

O evento Masterday Max dos Santos é o maior evento do Rio de Janeiro e um dos maiores do Brasil…

23 horas atrás

Especialista ensina como cuidar da pele em diferentes fases da vida

Cuidados com a pele/ Divulgação As peles adolescentes, adultas e maduras precisam de cuidados de acordo com a necessidade de…

2 dias atrás

Setembro tem Remember Serra Bela com shows de Blacksete e 80A+

a Blacksete, referência capixaba há mais de 20 anos, é conhecida por apresentar os hits mais badalados da era disco…

2 dias atrás