Categories: Notícias

Governo garante água para Serra até fevereiro

Captação no rio Santa Maria na região de Queimado: seca prolongada pode deixar a Serra e a região mais industrializada do Espírito Santo sem água. Foto: Arquivo TN

Mesmo se as chuvas do final de ano não vierem, o abastecimento de água na Serra está garantido até fevereiro. É o que afirma o diretor da Agência Estadual de Recursos Hídricos Paulo Renato Paim.  Mas a garantia não se estende para as indústrias da ponta de Tubarão – Vale e ArcelorMittal, principais consumidoras de água do sistema que abastece a região.

A situação do rio Santa Maria, que abastece a Serra, zona norte de Vitória, parte de Fundão e Cariacica, é dramática. Na última terça (01), a vazão era de 3,8 mil litros por segundo, índice considerado nível crítico. Só a captação para a Grande Vitória, gira em torno de 3 mil litros por segundo.

Segundo Paim, desde os primeiros meses do ano a represa da hidrelétrica de Rio Bonito, da EDP Escelsa, passou a reservar água para abastecimento – são 27 bilhões de litros. A represa fica em Santa Maria de Jetibá, na cabeceira do rio Santa Maria.

Essa foi uma medida tomada pelo governo estadual com anuência do governo Federal para garantir água para a zona norte da Grande Vitória. “Como a prioridade é o abastecimento humano, caso não chova, as indústrias podem ser prejudicadas”, frisa.

Desde fevereiro último a Cesan reduziu o fornecimento de água para Vale e ArcelorMittal, de  de mil litros por segundo para pouco mais de 600 litros. Outra medida foi a antecipação do projeto de captação de água no rio Reis Magos, na região de Putiri, Serra.

Segundo a assessoria de imprensa da Cesan, o edital para contratar a empresa que fará as obras foi lançado há duas semanas. A presidente da empresa, Denise Cadete, disse que o novo sistema inclui uma estação de tratamento de água, além de cerca de 15 km de adutoras que levarão a água para um reservatório na Serra – Sede. O custo estimado das obras é de R$ 69 milhões.

 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

17 horas atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

17 horas atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

17 horas atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

18 horas atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

1 dia atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

2 dias atrás