Mesmo se as chuvas do final de ano não vierem, o abastecimento de água na Serra está garantido até fevereiro. É o que afirma o diretor da Agência Estadual de Recursos Hídricos Paulo Renato Paim. Mas a garantia não se estende para as indústrias da ponta de Tubarão – Vale e ArcelorMittal, principais consumidoras de água do sistema que abastece a região.
A situação do rio Santa Maria, que abastece a Serra, zona norte de Vitória, parte de Fundão e Cariacica, é dramática. Na última terça (01), a vazão era de 3,8 mil litros por segundo, índice considerado nível crítico. Só a captação para a Grande Vitória, gira em torno de 3 mil litros por segundo.
Segundo Paim, desde os primeiros meses do ano a represa da hidrelétrica de Rio Bonito, da EDP Escelsa, passou a reservar água para abastecimento – são 27 bilhões de litros. A represa fica em Santa Maria de Jetibá, na cabeceira do rio Santa Maria.
Essa foi uma medida tomada pelo governo estadual com anuência do governo Federal para garantir água para a zona norte da Grande Vitória. “Como a prioridade é o abastecimento humano, caso não chova, as indústrias podem ser prejudicadas”, frisa.
Desde fevereiro último a Cesan reduziu o fornecimento de água para Vale e ArcelorMittal, de de mil litros por segundo para pouco mais de 600 litros. Outra medida foi a antecipação do projeto de captação de água no rio Reis Magos, na região de Putiri, Serra.
Segundo a assessoria de imprensa da Cesan, o edital para contratar a empresa que fará as obras foi lançado há duas semanas. A presidente da empresa, Denise Cadete, disse que o novo sistema inclui uma estação de tratamento de água, além de cerca de 15 km de adutoras que levarão a água para um reservatório na Serra – Sede. O custo estimado das obras é de R$ 69 milhões.
Reprovou na CNH? Candidatos poderão refazer prova prática de graça no ES. Crédito: Divulgação Alunos que não conseguirem passar de…
A capivara foi atropelada na BR-101 e mobilizou resgate na Serra. Crédito: Divulgação Uma capivara machucada após ser atropelada na…
Tramita na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei (PL) 108/2025, do Governo do Estado para contratação de operação de crédito…
Com 40 estandes confirmados, a ES Energia promete aquecer o debate sobre os caminhos sustentáveis e inovadores do setor energético…
Laion, conhecido pela sua marcante presença no extinto Sallon Country, na Serra, sempre carismático, dono de uma voz potente e…
O concurso público oferta 850 vagas de nível médio e salário de R$ 5 mil no Estado. Crédito: Divulgação O…