Por Clarice Poltronieri
As obras já começaram, mas a inauguração da central Faça Fácil da Serra pode não sair no 2º semestre deste ano conforme estava programado. É que o Governo do estado disse, através da assessoria de imprensa, que irá reavaliar o contrato e prazos.
A Central é uma Parceria Público Privada que viabiliza a instalação de vários órgãos para atendimento à população num único lugar: Polícia Civil, Detran, Secretaria da Fazenda, Cesan, Ceturb, Junta Comercial e Procon; Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (antiga DRT) e Correios; Secretarias da Prefeitura da Municipal da Serra, Sine, Banestes, Escelsa, entre outros.
O custo da obra é estimado em R$ 29 milhões. A Concessionária Faça Fácil Cidadão S/A vai arcar com as despesas e depois receberá do Governo do Estado assim que a obra estiver pronta. O representante da concessionária, Elias Ivar, explica como funciona essa parceria.
“Nesse tipo de contrato, a empresa arca com o custo da obra, de R$ 29 milhões, e dos equipamentos necessários para estruturar os atendimentos. O Governo só começa a pagar quando iniciar o funcionamento do Faça Fácil”, detalha.
Contudo, a concessionária terá direito a administrar a Central Faça Fácil Cidadão por doze anos, recebendo do Governo, durante esse período, por cada atendimento realizado ao cidadão. A previsão é que cinco mil atendimentos sejam feitos diariamente.
Valor por atendimento
Ao final do primeiro mês de funcionamento, são contabilizados os atendimentos e o Governo faz o repasse à empresa. Elias não revelou quanto deverá receber por cada atendimento. E a assessoria do Governo do estado também não, mas acrescentou que o estado está reavaliando o contrato.
Com relação aos trabalhadores do local, serão de dois tipos: os privados e os servidores públicos. Enquanto os primeiros serão mantidos pela concessionária e atuarão nos serviços gerais e no primeiro atendimento, os servidores trabalharão nos órgãos aos quais estão vinculados.
Para manter o contrato, entretanto, o Faça Fácil precisa manter um índice de satisfação superior a 90%, por isso são realizadas pesquisas com os usuários a cada três meses, segundo a assessoria da concessionária.