A Agência Estadual de Recurso Hídricos (AGERH), que ganhou grande visibilidade nos últimos dias, tem novo presidente, Paulo Renato Paim. A mudança aconteceu três dias depois do então presidente interino da agência, Robson Monteiro, ter anunciado cortes no fornecimento de água à indústria e agricultura por causa da forte estiagem que atinge o Espírito Santo.
Segundo a assessoria de imprensa do Governo do estado, a mudança de cargo já estava prevista, pois Robson apenas assumira o cargo interino durante o mês de janeiro.
O novo presidente, Renato Paim, garantiu que as resoluções anunciadas por Robson, há três dias, serão mantidas. Na quinta (29) pela manhã o governador Paulo Hartung havia recebido representantes de movimentos empresariais ligado ao setor agrícola e industrial do estado para discutir a situação da falta d´água.
Paulo Paim é gaúcho, tem formação em Engenharia Civil com especialização em Engenharia de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental. Atuou em diversas instituições do Estado do Rio Grande do Sul, e é um dos autores da lei nacional de recursos hídricos.
No estado foi consultor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) no projeto de Enquadramento dos corpos Hídricos como Instrumento de Planejamento e Desenvolvimento Regional na Bacia Hidrográfica do rio Santa Maria da Vitória.