Grávida ganha direito a acompanhante na hora do parto na Serra

Atualmente, só é permitida a entrada nos estabelecimentos de saúde em horário de visita
Compartilhe:
A maternidade de Carapina é uma das únicas onde não permite a entrada de acompanhantes para grávidas. Foto: Divulgação
A maternidade de Carapina é uma das únicas onde não permite a entrada de acompanhantes para grávidas. Foto: Divulgação

Por Conceição Nascimento

Maternidades da rede pública municipal ou conveniadas da Serra estão obrigadas a permitir a entrada de acompanhantes para mulheres em trabalho de parto. A iniciativa da lei é do vereador Basílio da Saúde (Pros), que apresentou projeto aprovado na Câmara e já sancionado pelo prefeito do município, Audifax Barcelos (Rede). Segundo o projeto, o acompanhante seria indicado pela própria grávida.

A matéria foi aprovada em julho e sancionada pelo prefeito Audifax Barcelos em setembro.

Basílio informou que tem recebido reclamações de moradores da cidade, muitas vezes impedidos de acompanhar parentes quando dão entradas nas maternidades da Serra.

É o caso de Luciana da Penha Scardua, cuja filha está no oitavo mês de gestação e precisou recentemente de atendimento médico.

“Fui impedida de entrar com ela, e o médico foi inclusive indelicado. Não sabia que havia lei aprovada no município e que me garantia o direito a acompanha-la. Só nos permitem aos acompanhantes a entrada no horário de visita”, disse ela, que é moradora de José de Anchieta.

 

Picture of Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também