Categories: Notícias

Greenpeace alerta para surto de dengue e malária no vale do rio Doce

Nilo D’ávila percorreu os trechos do rio Doce atingidos pela lama de minério. Foto: Divulgação

Por Bruno Lyra

O coordenador de Campanha da Ong Greenpeace no Brasil, Nilo D’ávila, defendeu o fim da autofiscalização na indústria de mineração no Brasil. Hoje são as próprias mineradores que fazem relatórios periódicos sobre a poluição e outros impactos que geram, incluindo o grau de risco das barragens.

Para Nilo a tragédia da Samarco em Mariana – MG era evitável e um dos desdobramentos negativos, será aumento de doenças ao longo do rio Doce. “É inconcebível que a maior empresa do país, a Vale, e a maior mineradora do mundo, a BHP Billiton, tenham deixado isso acontecer e sequer conseguiram ter um plano de contingência para impedir o deslocamento da lama por uma área tão grande”, critica.

O coordenador disse que o prejuízo à vida marinha será difícil se calcular e talvez só possa ser mensurado ao longo de anos. “Vamos torcer para que as correntes marinhas não joguem a lama sobre o coral de Abrolhos e que a levem para áreas mais profundas do oceano”, frisa.

Nilo disse ainda que a pesca deverá ser duramente atingida, principalmente os pescadores artesanais, já que as empresas tem mais capacidade logística para buscar o pescado em outras regiões do oceano.

Há projeções que indicam que a lama pode atingir uma faixa costeira de 9km de largura até 200m. “Não há condições técnicas de impedir que chegue no mar. Vai prejudicar a reprodução das tartarugas, no mínimo irá reduzir as chances de sobrevivência dos filhotes. O pior é que estamos na época da reprodução desses animais” explica.

No vale do rio Doce a economia e a saúde pública também terão consequências catastróficas de longo prazo. “As indústrias de celulose, Cenibra em MG e Fíbria no ES, não terão água para produzir. A morte dos peixes deve gerar uma superpopulação de insetos – mosquitos e moscas, aumentando a incidência de doenças como malária e dengue”, alerta.

Risco em barragens

E o pesadelo pode ficar ainda pior. A Samarco corre contra o tempo para evitar o rompimento da barragem do Germano e de Santarém, que tiveram suas estruturas abaladas após o desastre na barragem de Fundão, no último dia 05 em Mariana – MG.

A empresa faz obras de reforço nas duas e disse ter ampliado o trabalho de monitoramento. O agravante são as chuvas que começaram a cair com intensidade nos últimos dias na região.     

 

 

 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

1 dia atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

1 dia atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

1 dia atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

1 dia atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

2 dias atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

2 dias atrás