Os consumidores que tiverem que pagar suas contas ou sacar quantias em bancos devem ficar atentos, pois amanhã (30) está prevista mais uma greve de bancos.
Com isso é bom que os consumidores tenham meios alternativos para conseguirem quitar suas dívidas, evitando assim, a cobrança de juros e multas. Casas lotéricas, caixas eletrônicos, filiais das próprias empresas credoras e depósito bancário identificado podem ser alternativas.
Segundo a assessoria do Procon Estadual, a paralisação dos funcionários dos bancos não dá o direito ao consumidor de pagar atrasado as contas sem cobrança de juros.
O órgão afirma que quem precisar sacar dinheiro diretamente no caixa da agência, deverá entrar em contato por telefone com o banco e solicitar uma alternativa. Aquele que não conseguir quitar o débito deve documentar as tentativas e registrar uma reclamação junto ao Procon.
Reclamações
Os consumidores podem registrar as reclamações pessoalmente no Procon do seu município ou na sede do Procon Estadual, que fica na Avenida Princesa Isabel, 599, Ed. Março, 6º andar, Centro, Vitória das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.
Há também a opção do Atendimento Eletrônico, disponível no site do Instituto (www.procon.es.gov.br). O Procon também disponibiliza o telefone 151 para o consumidor tirar dúvidas.
Na Serra, o Procon funciona na sede do PróCidadão, em Jacaraípe e funciona de segunda a sexta, das 9 às 17h. Telefone 3252-7298.
Confira algumas alternativas para pagamento
– Terminais de autoatendimento/caixas eletrônicos/rede Banco 24 Horas: depósitos, pagamentos, saques, transferências, DOCs, retiradas de talões de cheques, etc.;
– Bankfones e internet banking: por esses canais é possível realizar quase todos os tipos de operações bancárias;
– Serviços de Atendimento ao Cliente SAC deverão prestar todas as orientações sobre as formas alternativas de pagamento;
– Convênios com estabelecimentos comerciais: alguns bancos possuem convênios com lotéricas, Correios, supermercados, onde é possível pagar algumas contas como água e energia. As lojas de departamento também recebem pagamento.