A greve dos bancários, que começou nesta terça-feira, 06, paralisou 261 agências em todo o Espírito Santo, sendo 164 na Grande Vitória e 97 no interior. Também estão fechados os prédios do Bandes, o Centro de Processamento de Dados do Banestes (CPD) e do Banco do Brasil da Pio XII, todos no Centro de Vitória, além de 10 departamentos da Caixa Econômica.
O presidente do Sindicato dos Bancários/ES, Jessé Alvarenga disse que a tendência é o movimento grevista se fortalecer nos próximos dias.
Entre as reivindicações dos bancários está um reajuste salarial de 16%, aumento dos vale-alimentação, refeição, auxílio-educação, entre outras demandas, como melhores condições de trabalho e aumento do piso salarial.
Bancos públicos e privados
Ao todo, 219 agências de bancos públicos estão fechadas em todo o Estado, sendo 74 da Caixa, 70 do Banestes, 74 do Banco do Brasil e uma do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) em São Mateus. Entre os bancos privados, são 42 agências fechadas: Santander (8), Itaú (15), HSBC (5), Bradesco (13) e Safra (1).