Os trabalhadores da Cesan estão em greve. O movimento teve início nesta terça-feira (18). Apesar da paralisação, a concessionária disse que o abastecimento à população não deve ser afetado.
Segundo a assessoria de imprensa da empresa, foi enviado ao Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Espírito Santo (Sindaema), conforme previsto na Legislação, uma relação de empregados que deverão trabalhar para a manutenção das atividades essenciais.
A assessoria da Cesan disse que O Sindicato, em resposta, enviou Ofício informando que “irá garantir a prestação de serviços essenciais à comunidade”. E garantiu que a empresa está buscando solução negociada para o Acordo Coletivo 2015/2016.
Por sua vez, o Sindicato dos Servidores Públicos do ES (Sindipúblicos- ES) publicou em seu site que o motivo da grave é a recusa da Cesan em negociar a pauta do Acordo Coletivo de 2015 que reza o reajuste salarial da categoria.
Na publicação o Sindipublicos afirma que a data-base para a negociação era em maio, porém foi prorrogada para agosto a pedido da Cesan. Mas, neste mês de agosto os trabalhadores teriam sido surpreendidos com a proposta de reajuste zero.