Na década de 1970 uma construtora de Goiás chamada Encol estava à procura de uma grande área onde pudesse fazer um loteamento na Serra destinado a unidades habitacionais de classe média. Foi quando a construtora se interessou por um extenso matagal, com criação de gado e pequenas chácaras que ficava localizada vizinha ao bairro Parque Residencial Laranjeiras, que na época já estava em fase de construção.
A loteadora adquiriu essa área e fez tudo, desde a infra-estrutura do bairro, a asfaltamento, rede de esgoto, água e luz. Porém a Encol precisava de um diferencial para atrair compradores; foi quando surgiu a ideia de fazer um clube para atender os futuros moradores do bairro. E foi assim que surgiu o bairro Valparaíso, e com ele um dos clubes mais icônicos da Serra, o Serra Bela Clube.
Infelizmente não resistiu ao tempo, e após anos de sucesso e promoção de diversão, entrou em declínio financeiro, vindo a decretar falência no início do anos 2000. Porém, muitas amizades, parcerias, amores e memórias foram feitas durante o funcionamento do clube, entre eles o ‘Grupo dos 30 Apenas Amigos’, que surgiu por meio do futebol.
Segundo um dos membros, Gustavo Fernandes Siqueira, o grupo foi fundado em 11/02/1989 no dia do aniversário de Eudes Cabral fundador do Grupo dos 30 Apenas Amigos, no Serra Bela Clube. Na época nem todos os membros eram moradores do bairro, mas todos tinham que ser sócios, pois somente desta forma teriam acesso as suas dependências. Muitos associados moravam em Laranjeiras, Jacaraípe, Nova Almeida entre outros bairros da região.
As reuniões aconteciam sempre para comemorar o aniversário de um dos membros do grupo quando era realizada com uma partida de futebol. Gustavo conta que no dia da fundação, participaram vários membros como o Paulo Erlacher, José Antônio Macedo, Mário Figueiredo (Castelo), Dimas Pereira Maciel, Paulo Barbarioli, Mauro Gringo, Everaldo Silva entre outros membros e sócios do clube. O presidente na época era Luiz Alberto Patuzo e o administrador Pacheco, que assinaram o acordo para que o grupo usufruísse o campo de futebol desde que, o horário dos jogos não conflitasse com o horário do funcionamento do clube, então o grupo passou a se reunir aos domingos sempre no horário de 06h às 08h da manhã como é até nos dias atuais.
“O curioso é que por diversas vezes, alguns membros iam para os bailes no clube com os uniformes por baixo da roupa da festa, para logo em seguida, ir direto para o campo, isto quando não dormiam pelos cantos do clube para não perder o horário do jogo. Devido ao grande volume de membros, surgiu os documentos do grupo como o regulamento elaborado pelo membro Armando Viana Provedel, seguido do regimento do conselho de disciplina, até a definição das cores da bandeira do grupo verde, vermelho, azul e branco”, detalhou Gustavo, um dos membros do grupo.
O nome Grupo dos 30 Apenas Amigos, foi uma sugestão aprovada por uma comissão, o número 30 é referente a quantidade de membros, sendo que 10 deles ficariam de fora para entrar no decorrer da partida. Como não podia ser diferente, os membros gostavam muito na época das matinês, que eram um sucesso aparte. Os bailes de carnaval e a discoteca também eram bastante frequentados. Também tinha a sauna e os esportes oferecidos pelo clube como natação, futebol e o voleibol. Gustavo conta em tom saudosista que as famílias eram unidas, pois frequentavam o clube e consequentemente sempre estavam presentes na resenha após o futebol. As famílias também estavam sempre presentes nas festas de final de ano e aniversário do grupo.
Com o fechamento do Serra Bela Clube, o grupo permaneceu ativo jogando em vários outros clubes ou campos, pelo município da Serra, entre eles, Jacaraípe, Nova Almeida, Bicanga, Chácara Parreiral, Manoel Plaza, AAEE-EDP e agora na AEST. Entre os membros ativos desde a sua fundação estão o Eudes Botelho, Mauro Gringo, Everaldo Silva e Evaldo Diogo. Atualmente o grupo é formado para 45 membros entre efetivos, suplentes e vitalícios.
“Estamos caminhando para a terceira geração entre avôs, pais, filhos e ou sobrinhos. Para participar do grupo dos 30 é somente através do convite por um membro do grupo, mas desde que tenha vaga para convidado. E é devido a esta organização que, desde a sua criação, o grupo permanece vivo e atuante. Sempre após a partida temos a tradicional resenha comandada por Eurico Barcelos, onde compartilhamos momentos de muita descontração, diversão e muitas risadas”.
Apesar de ser construído junto com o bairro, o Serra Bela não pertencia a Associação de Moradores de Valparaíso, na verdade, o clube tinha CNPJ próprio e gestão administrativa autônoma. Pertencia aos seus sócios, que pagavam mensalidade e elegiam a diretoria.
Muitas foram às tentativas de se reinventar, promoções para conseguir mais associados, eventos para pagar as contas, parcerias com setor privado, jogos escolares… mas, no fim, Valparaíso perdeu seu clube. O Serra Bela terminaria vendido em 2002, assolado por dívidas trabalhistas.
O clube foi a leilão por ordem da Justiça do Trabalho; quem arrematou foi a Igreja Maranata, que construiu um templo religioso em um pequeno fragmento do terreno e vendeu o restante para a construtora Morar.
Em 2007 para 2008 a construtora anunciou o condomínio Paradiso Condomínio Clube, contendo cinco torres de apartamentos e entregues em 2009. Estava aí sacramentado o fim do glorioso Serra Bela Clube, uma das ideias mais pioneiras colocada em prática no processo controlado de ocupação urbana na Serra na década de 1980.
“Todos os tipos de câncer de pele têm como principal fator de risco a exposição solar sem proteção, por isso…
Lama da Samarco matou 19 pessoas e devastou Rio Doce em 2015. (Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil). Era 23 de dezembro…
A Banda Marcial Manoel Carlos de Miranda é de José de Anchieta, na Serra e faturou no Brasileiro disputado na…
Dois esportistas da Serra estão entre os dez finalistas que disputam o prêmio Melhores do Esporte 2024, que elegerá o…
Fundada em dezembro de 1997, a Blacksete nasceu na Serra, com um projeto ambicioso: unir músicos talentosos para formar uma…