O premiado Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira, da cidade de Guaçuí, se apresenta na Serra no próximo dia 26 de abril, às 19 horas, com o espetáculo “Os Sacrilégios do Amor”. A apresentação acontece no Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo, e terá entrada gratuita, com classificação indicativa para maiores de 14 anos e presença de intérprete de Libras.
Montada durante a pandemia e com estreia em 2021, a peça já passou por diversas cidades capixabas — como Alegre, Anchieta, Castelo, Vitória, Guaçuí e pela própria Serra — além de conquistar prêmios coletivos e individuais como nos Festivais de Teatro de Ubá, Passos e Araçuaí, em Minas Gerais, e Maricá, no Rio de Janeiro. Este ano, o espetáculo faz sua reestreia com uma nova agenda de apresentações.
Inspirada em contos do livro “A Vida Como Ela É”, de Nelson Rodrigues, a montagem traz à cena sete atores que interpretam personagens clássicos do universo rodrigueano, como a esposa submissa, o funcionário público, o marido adúltero e a sedutora da repartição. Em um jogo ágil de quadros teatrais, o espetáculo mergulha em temas como paixão, adultério e morte, com direção do carioca Ribamar Ribeiro.
+ Pagodeiro carioca Gamadinho se apresenta na Serra a convite do Samba Jr
Segundo Carlos Ola, diretor administrativo do grupo, a proposta é trazer o teatro narrativo à tona por meio da linguagem autoral desenvolvida durante a residência artística “O Ator Autoral”, realizada em 2021. “As histórias, divididas em quadros, revelam personagens obsessivos e seus sacrilégios cometidos por amor. A peça transita entre realidade e imaginação: ora é o ator narrando, ora o personagem vivendo a cena. Esse limiar é o que define o espetáculo”, explica.
O elenco é formado por Neuza de Souza, Eliane Correia, Aline Saraiva, Matheus Soares, Ronny Pires, Kaio Serafim e Jacimar Henrique. A iluminação é assinada por Carlos Ola e a operação de som por Edmar da Silva. A produção é do próprio grupo, dentro do projeto que celebra seus 40 anos de trajetória no teatro.
O espetáculo foi viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Edital de Seleção de Projetos de Artes Integradas, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo.
O Centro Cultural Eliziário Rangel está localizado na Rua Humberto de Campos, 120, bairro São Diogo, Serra. Mais informações podem ser acessadas [clicando aqui].