Um grupo setenta pessoas se uniu em prol de uma causa justa: além de perder peso, doar alimentos para uma instituição que atende famílias carentes na Serra. Trata-se do desafio ‘Perdendo para Ganhar’ que está sendo realizado por alunos do Programa de Orientação ao Exercício Físico (Proef-Nutrição) realizado no Parque da Cidade, em Laranjeiras.
Os alunos toparam perder peso e a cada quilo perdido será doado um quilo de alimento não perecível que será entregue posteriormente a uma instituição.
O primeiro encontro do grupo aconteceu no último dia 27 de outubro e o desafio começou a valer a partir desta segunda (30). Serão três meses de desafio e o objetivo é a perda total de cerca de 420 quilos, levando em consideração que cada aluno perca de 6 a 8 quilos.
A professora de Educação Física, Renata Targa conta que a ação já aconteceu outras vezes, mas não com o foco de doação de alimentos. “Temos alunos que precisam perder um quilo, dois quilos que gostam de participar, mas temos pessoas que precisam perder 30 quilos”, destaca Renata.
Segundo ela, são realizadas reuniões mensais e também acompanhamento por um grupo de WhatsApp e nutricionista. “Lançamos vários desafios semanais, no grupo é postado as receitas, a alimentação, a importância da ingestão de água e muitas trocas de experiência”.
O projeto também conta com coordenação da professora de Educação Física Aline Perim e da nutricionista e referência técnica do Proef-Nutrição, Jéssika Butcovsky.
“É uma forma fantástica e eficiente de promover mudanças nos hábitos alimentares e consequentemente, perda de peso de forma saudável. Além disso, o grupo proporciona um ambiente motivador, tornando o processo de emagrecimento mais prazeroso pelo apoio físico e emocional dos profissionais e colegas de grupo”, relata Jéssika.
Os alunos recebem orientação nutricional, com dicas de alimentação saudável e também passam por acompanhamento individual fazendo pesagem regularmente.
Participam do ‘Perdendo para Ganhar’ moradores de Laranjeiras, Valparaiso, Morada de Laranjeiras e outros bairros do entorno do Parque.
Segundo a Prefeitura da Serra, ao longo deste período, os participantes receberão orientação nutricional e farão pesagens para acompanhamento. A ideia também é que um aluno incentive o outro na mudança de hábitos e na manutenção de uma rotina alimentar saudável.
Segundo a Prefeitura da Serra, as instituições que receberão a doação ainda serão definidas.