Cada fase da vida apresenta diferentes desafios e oportunidades de superação. A terceira idade não foge à regra e apresenta suas questões. O envelhecimento, processo natural do corpo, afeta a saúde emocional e física do indivíduo. A psicóloga do Viver Bem, da Unimed Vitória, Hitala Gomes, avalia que é inevitável sentir essas mudanças com o passar dos anos.
“A maturidade traz muita experiência, mas também algumas limitações. Apesar da melhoria da qualidade de vida da população, é inegável que surgem algumas restrições não só físicas como emocionais. Lidar com a aposentadoria e com a saída dos filhos de casa, por exemplo, são alguns dos desafios enfrentados pelo idoso”, comenta.
Tão importante quanto à assistência em saúde, é ofertar o acolhimento psicológico necessário ao público da terceira idade. Esta é a proposta do Grupo “Os desafios do envelhecimento” desenvolvido pelo Viver Bem. Hitala explica que o Grupo visa oferecer um espaço de escuta e motivação para enfrentar as mudanças desta fase da vida.