Um grupo de moradores, indignado com a situação conturbada da Associação de Moradores de Parque Residencial Laranjeiras, quer virar a chave e retomar os tempos áureos do bairro, com vida noturna agitada, equipamentos de lazer disponíveis e envolvimento de toda a comunidade com as coisas do bairro. Eles se uniram para formar a chapa Raízes de Laranjeiras, que irá disputar a eleição do bairro nesse próximo domingo (11) com o número de urna ‘01’.
O cabeça de chapa, Laélio Aquino, que atua como corretor de imóveis em Laranjeiras há mais de 30 anos, fez uma visita a sede do Jornal Tempo Novo na manhã dessa sexta-feira (09), quando foram apresentadas as propostas para o bairro.
Segundo ele, os objetivos principais são: acabar de uma vez por todas com os conflitos que mergulharam a Associação em uma situação de instabilidade jurídica; apurar possíveis irregulares que possam ter havido no passado envolvendo terrenos milionários do bairro; e envolver os moradores – novos e antigos – em um projeto único que traga investimentos e bem estar social para a região.
“Queremos resgatar a confiança do povo de Laranjeiras, infelizmente a nossa Associação de Moradores tem prestado um desserviço e foi necessária a intervenção do Poder Judiciário. Esse processo já custou R$ 240 mil para o bolso da instituição; dinheiro esse que poderia ter sido utilizado para investir na comunidade, como por exemplo, o campo de futebol, que está há 12 anos fechado, com matagal imenso servindo de foco de doenças. É um dos terrenos mais valorizados da cidade e queremos devolver ele para os moradores como uma área de lazer, de esporte e de projetos sociais”, destacou Laélio.
Vale destacar, que a eleição da Associação de Moradores de Parque Residencial Laranjeiras já se arrasta há anos, e muitas reviravoltas ocorreram nesse espaço de tempo, até que há 2 anos, a Justiça promoveu uma intervenção, para que seja realizada a eleição. De acordo com Laélio, esse processo foi muito exaustivo e os conflitos tiraram o interesse dos moradores na instituição.
“Temos aproximadamente 20 mil moradores, mas infelizmente apenas 999 fizeram o recadastramento e estão aptos a votar. Isso demonstra que precisamos resgatar a credibilidade da Associação, afinal de contas, ela pertence a todos os ‘filhos de Laranjeiras’. E é isso que queremos, para ter um ideia, já conseguimos a retomada da obra do Aristóbulo Barbosa Leão, junto ao Governo do Estado, já conseguimos avançar na capina e limpeza do barro junto a Prefeitura. Isso demonstra que somente com união, vamos superar essa fase difícil que a Associação está passando”, disse.
Laélio esteve no TN na companhia do morador e colega de chapa, Henrique Reblin. Segundo ele, ainda há desafios que precisam ser vencidos, como a insegurança e os moradores de rua. “Temos que avança na segurança com policiamento mais presente e estratégias de combate especialmente aos crimes contra o patrimônio, como roubos e furtos. A Associação também precisa agir para dar uma resposta a questão dos moradores de rua. Esse público está crescendo e com isso, há insegurança também. Vamos fazer um trabalho junto com a Assistência Social, para que essas pessoas tenham um encaminhamento”, disse.
As eleições comunitárias de Laranjeiras estão marcadas para o próximo domingo (11), das 8 às 17 horas. O voto será eletrônico e podem votar apenas eleitores cadastrados.