Segundo a Prefeitura da Serra, tanto nos bairros quanto nos balneários onde haverá concentração de foliões, equipes da Guarda Civil Municipal e do Departamento de Operações de Trânsito (DOT) atuarão junto com as Polícias Civil e Militar.
As operações terão como foco bares, boates e blocos carnavalescos, de acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura. A administração municipal acrescenta que somente serão permitidos blocos e festas previamente autorizados pela Prefeitura e que estejam de acordo com o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre os organizadores e o poder público.
Carros de som e equipamentos sonoros portáteis, como as populares caixas bluetooth, estão proibidos e poderão ser recolhidos pela fiscalização, que também aplicará multa aos proprietários.
As ações serão realizadas não só nos balneários, mas também no interior dos bairros. Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, todo o efetivo da Guarda e do DOT estarão empenhados no Carnaval. As bases móveis do trânsito ficarão em pontos e horários estratégicos nos balneários de Manguinhos e Jacaraípe. Equipes das fiscalizações de Meio Ambiente, de Posturas e da Vigilância Sanitária também atuarão todos os dias, inclusive após o horário de término da programação oficial, prevista para as 23h.
A reportagem solicitou à PM um detalhamento de como será a atuação da corporação no Carnaval da Serra, mas não obteve resposta.