Categories: Notícias

Guarda Municipal da Serra vai para as ruas amanhã… desarmada

A guarda irá para as ruas somente com coletes a prova de bala. Foto: Divulgação

Por Conceição Nascimento

Após o colapso da segurança pública, o prefeito da Serra, Audifax Barcelos (Rede), anunciou na última quarta (08) a nomeação de 56 agentes da Guarda Municipal Armada. Estes agentes devem estar atuando nas ruas da cidade amanhã (10), porém estarão desarmados. Apesar da ação, outros aprovados no concurso, realizado em 2016, cobram mais nomeação e dizem que o número não é suficiente.

Segundo um dos agentes aprovados, que não quis se identificar, a primeira turma irá para as ruas sem armas. “Usarão apenas um colete, pois a prefeitura não conseguiu a liberação junto à Polícia Federal para que portemos armas. Os documentos para tal liberação foram entregues pelos aprovados em outubro de 2016. Mas a administração não providenciou o porte e a guarda atuará sem armamento”, disse. 

O agente acrescentou que com parte da primeira turma confirmada para atuar a partir de amanhã (10), a preocupação é com o tempo de espera dos outros, que já aguardam desde o ano passado.

“A situação da segurança está caótica e é preciso convocar os outros agentes, um total de 114. Como patrulhar uma cidade com 56 agentes desarmados?”, questiona. E acrescenta: “Os aprovados estão descrentes com datas passadas pela prefeitura, mas que não são cumpridas. A única coisa que nos passam é que existe um impasse de contrato com a Funcab (responsável pelo concurso), e que não tem previsão para que seja solucionado, o que gera descontentamento e desconforto”. 

Ele comentou ainda a importância da atuação da Guarda, a exemplo do que ocorre nos municípios de Vitória e Vila Velha.

Em nota, a Prefeitura da Serra informou que até as 14h30 desta quinta-feira, 40 aprovados no concurso da Guarda Civil Municipal da Serra havia entregue a documentação à prefeitura. Destes, 39 estão aptos para tomar posse do cargo e iniciar as atividades nesta sexta-feira. Inicialmente o efetivo começa a atuar sem arma de fogo e por isso vai atuar em conjunto com outros agentes de segurança. O porte de arma institucional é individual e é fornecido pela Polícia Federal, cumprindo as exigências estabelecidas em Lei.

A equipe de administração recebe os documentos dos convocados nesta quinta até às 18 horas. Na sexta, o atendimento será de 8 às 12 horas, no Pró-Cidadão, em Portal de Jacaraípe.

 

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…

7 horas atrás

Acidente com ônibus na Serra deixa 17 feridos

Três veículos colidiram na tarde desta sexta-feira (22) próximo a entrada para o bairro Colina de Laranjeiras/ Reprodução Redes Sociais…

15 horas atrás

Velocidade na Terra encerra temporada neste fim de semana em Aracruz

O torneio acontece na pista localizada próximo ao colégio Honório Nunes de Jesus no bairro Morobá em Aracruz/ Divulgação As…

15 horas atrás

Com 53,08% dos votos, Érica Neves é eleita a primeira mulher presidente da história da OAB-ES

A advogada Érica Neves foi diretora da Associação Brasileira de Advogados (ABA) no Espírito Santo/ Divulgação A advogada Érica Neves…

16 horas atrás

Alunos da guarda fazem mutirão para doar sangue na Serra

Futuros agentes da Serra fazem mutirão de doação de sangue/ Divulgação GCM Serra A Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) realizou…

16 horas atrás

Morre motorista baleado na cabeça durante discussão na Serra

A vítima foi encontrada com um tiro na cabeça e outro no braço esquerdo dentro do próprio carro no último…

17 horas atrás