Serra, 19 de setembro de 2017

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Política

Serra, 18 de agosto de 2017 às 10:30

Guarda Municipal faz protestos e admite possibilidade de greve


A guarda quer mais nomeações, equipamentos melhores e horário de almoço. Foto: Divulgação

Conceição Nascimento

Com uma crescente lista de reivindicações, esta semana a Guarda Municipal da Serra promoveu dois protestos e já se fala até na possibilidade de greve. Um grupo de agentes que se reuniram nesta quarta-feira (16), para discutir as próximas ações do movimento. Entre as reclamações dos agentes está o mau funcionamento dos HT’s (comunicadores), cobram auxílio fardamento, horário de almoço (atualmente almoçam na rua e não em uma base); periculosidade sobre o salário-base da guarda e não do menor salário, entre outras reivindicações. 

“Não temos horário de almoço, nem rádios comunicadores. O efetivo está insuficiente e sem a base. Estamos protestando, pois entendemos que isso é falta de respeito por parte da Prefeitura da Serra”, disse um agente que não quis se identificar.

Um dos agentes presentes na reunião de quarta passada, que também não quis se identificar, foi questionado pela reportagem sobre a possibilidade de paralisação das atividades. “Em princípio não, mas tem grandes chances de o movimento evoluir para uma greve”. 

O presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Segurança Municipal e dos Guardas Municipais do Espírito Santo (Sindagente), Anselmo Mariano de Souza também afirmou a possibilidade de paralização.

“Estamos tentando uma reunião com a administração, que deve ocorrer no dia 22. Não basta apenas criar a guarda, mas dar condições de trabalho. A prefeitura não estava recebendo o sindicato. Só convocaram o sindicato após a paralisação que fizeram esta semana. Se não houver diálogo com o município a guarda pode paralisar porque não pode trabalhar sem condições. A única alternativa que temos diante do poder público é a paralisação”, revelou Mariano.

A Secretaria de Defesa Social (Sedes) informou que marcou uma agenda com os guardas civis municipais para discutir as recentes reivindicações. Informou que prefeitura tem buscado melhorias para a Guarda Civil Municipal, por meio de capacitações, valorização da equipe e aquisição de equipamentos, dentro das possibilidades orçamentárias. Entre essas ações estão à disponibilização de um espaço exclusivo para a Guarda no Pró-Cidadão, com vestiários masculino e feminino, e a aquisição de um novo sistema de radiocomunicação, cujo edital de licitação foi publicado na última segunda-feira (14). Em relação às reivindicações salariais, a secretaria lembra que os valores estão de acordo com as informações publicadas em edital, assim como o adicional de periculosidade está de acordo com a Lei. Quanto à gratificação de uniformes, a prefeitura está encaminhando para a Câmara um projeto para oferecer este benefício aos guardas municipais.




O que você acha ?

Você é a favor do "distritão", onde os mais votados se elegem?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por