Categories: Notícias

Guarda Municipal vai para a rua nesta segunda, diz secretário

Agentes da Guarda em treinamento: homens estarão nas ruas a uma semana da eleição. Foto: DivulgaçãoAgentes da Guarda em treinamento: homens estarão nas ruas a uma semana da eleição. Foto: Divulgação
Agentes da Guarda em treinamento: homens estarão nas ruas a uma semana da eleição. Foto: Divulgação

Thiago Albuquerque

Mesmo com problemas na Justiça que impedem a efetivação da Guarda Municipal Armada da Serra este ano, os agentes do curso de formação que estarão em treinamento nas ruas nesta segunda (26) vão poder prender suspeitos, caso flagrem algum crime. É o que diz o secretário de Defesa Social da Serra, que também é militar, Coronel Nylton Rodrigues.

Segundo ele, o treinamento faz parte do estágio operacional, que seguirá até o próximo dia 31 de outubro, mas só envolverá 56 dos 170 agentes aprovados no concurso.  “Os guardas vão atuar nos polos comerciais da Serra, fazendo patrulhamento preventivo a pé ou em viatura. Como é treinamento, eles não usarão arma de fogo. Na primeira semana eles vão estar no comércio de Feu Rosa, Novo Horizonte, Laranjeiras e Serra-sede. Na segunda semana em diante, vamos a outros polos”, revela Nylton.

Segundo o secretário, o foco da atuação será os crimes contra o patrimônio, como roubo a pessoa em via pública, em estabelecimento comercial, roubo e furto de veículo e a residência. “A segunda turma irá iniciar o curso de formação em novembro com 60 alunos. Eles passarão pela mesma formação da primeira turma, com três meses de curso, e a terceira turma começa em março de 2017”, detalha.
A Guarda Municipal Armada da Serra acabou virando tema de briga política entre o prefeito Audifax Barcelos (Rede) e aliados do deputado federal e ex-prefeito Sérgio Vidigal (PDT). Os dois são os principais concorrentes na eleição do próximo dia 02 de outubro, que vai escolher o prefeito que comandará a cidade nos próximos quatro anos.

A briga esquentou quando Audifax tentou antecipar a nomeação de parte dos agentes aprovados no concurso para pôr a Guarda na rua antes do limite estabelecido pela lei eleitoral. Mas acabou barrado na Câmara pelos aliados de Vidigal. No entanto, os vereadores ligados a Audifax fizeram, sem a presença dos oposicionistas, uma sessão onde aprovaram a efetivação de parte da Guarda. O caso acabou indo parar na Justiça, que decidiu que a Guarda só poderá ir para a rua no ano que vem.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Pela primeira vez, eleição no Planalto Serrano – Bloco A tem chapa única

Reunião que definiu os rumos da disputa comunitária no bairro. Crédito: Marlon Marques As eleições comunitárias do bairro Planalto Serrano…

9 horas atrás

Comunicado – 16/04/2025 – 3ª edição

publicidade legal - 16-04-2025 - 3ª ediçãoBaixar

11 horas atrás

Grupo Prime apresenta instalações da Jaecoo & Omoda no ES

Agora, em 2025, o Grupo Prime assume as operações das marcas Jaecoo e Omoda no Estado e a nova concessionária…

12 horas atrás

Sábado é dia de pagode ao ar livre no Tchau e Bença, na Serra

A noite no Tchau e Bença, na Serra, contará com apresentações de Frazão, Andin (foto) e DJ Bruninho. Crédito: Divulgação…

13 horas atrás

Serra é a 6ª do Brasil (e 1ª do ES) que mais investe em obras, escolas, saúde e infraestrutura, aponta levantamento

Em 2024, a Serra inaugurou a maior obra já construída com recursos próprios: R$ 123 milhões investidos em uma das…

13 horas atrás

Ciclo religioso de São Benedito se encerra com a derrubada dos mastros na Serra

No sábado (19), a derruba do mastro acontece em Manguinhos e Nova Almeida; já no domingo (20), a tradição segue…

14 horas atrás