Categories: Notícias

Guerra política trava Guarda Municipal mais uma vez

Nylton Rodrigues diz que Guarda Municipal só estará na rua em 2017. Foto: Arquivo TN

Conceição Nascimento

Nesta semana a Justiça suspendeu a Lei municipal 4.555/2016, que antecipava a homologação do concurso da Guarda Municipal armada na Serra. Com a suspensão, a primeira turma, composta de 56 agentes que estavam previstos para iniciarem os trabalhos no próximo mês, irá ter que esperar até o início do ano que vêm para irem às ruas. A Justiça entendeu que houve irregularidades na aprovação da lei, transgredindo o principio de irrepetibilidade, uma vez que um projeto semelhante já tinha sido negado no Legislativo da Serra. A ação foi movida pela Mesa Diretora da Câmara de Vereadores. Em entrevista, o Secretario de Defesa Social da Serra (Sedes), coronel Nylton Rodrigues, um dos defensores da Guarda, fala sobre a situação:

 O que houve após a aprovação do projeto?

Fizemos o concurso e os aprovados passaram a cumprir as seis etapas do mesmo.  A sexta e última etapa coincidiu com o período eleitoral, onde é proibido o prefeito fazer nomeações. Elaboramos novo projeto de lei, o 4.555/2016, antecipando a homologação do concurso para a quinta fase. A oposição parlamentar tentou impedir esta votação, mas 17 vereadores votaram a favor. Mas a oposição entrou na Justiça com a Adin, cujo mérito ainda não foi julgado.

O que a liminar representa para este processo?

Acarretou que os 56 guardas não irão às ruas neste ano. Esse resultado só será homologado após o período eleitoral. Ou seja, após a conclusão das seis etapas, os agentes vão pra casa, ao invés de irem às ruas fazer a segurança da população.

Qual a implicação disso?

Isso implica que o investimento que fizemos na aquisição de motos, veículos, armamento, munição, uniforme, equipamentos e outros, tudo está pronto para ir às ruas, mas não poderá, pois um grupo de vereadores entrou para não permitir. A homologação traria o bem, não traria prejuízo e garantiria a Guarda nas ruas este ano. Entraram na Justiça contra a Guarda nas ruas da Serra este ano.

O senhor então acredita na motivação política sobre esta situação?

Sim. O meu entendimento é de que a Serra tem que virar esta página da velha política, onde interesses partidários estão acima das necessidades e interesses do povo. Estão brigando para não deixar uma Guarda formada, criada e treinada para ir às ruas da cidade mais violenta do Estado, a Serra. Fizeram um mal para a cidade. Isso é um crime contra o povo, que sofre com a violência.

O que muda com a concessão da liminar em relação às etapas do concurso?

A Guarda vai para as ruas no dia 26 de setembro, cumprir o estágio operacional, uma atividade acadêmica, prevista na grade curricular do curso de formação. O estágio vai até 31 de outubro, quando termina o curso. Vamos recolher todo o equipamento, e a nomeação só vai ocorrer o ano que vem, a partir de 1º de janeiro. Se homologássemos na quinta etapa, a Guarda estaria nas ruas da Serra ainda este ano. E os vereadores da oposição entraram contra isso, e agora, no meio do período eleitoral, onde são três meses antes e três meses depois das eleições, a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) não permite a homologação de concurso. Vamos recorrer, mas não sabemos quanto tempo levará até nova decisão seja divulgada.

 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Karaokê com dose dupla de drinks agita bar em Bicanga

O destaque da vez é o karaokê animado com os drinks especiais ofertados pelo Desvio Music Bar, em Bicanga, na…

1 hora atrás

Projeto SER abre inscrições para curso preparatório gratuito para o Enem na Serra

O Projeto Solidariedade, Educação e Responsabilidade Social (Projeto SER) abriu inscrições para seu curso preparatório gratuito para o Enem 2025,…

2 horas atrás

Morador de rua invade restinga e constrói casa improvisada em praia da Serra

De acordo com a denúncia do vereador C&A, a residência improvisada está na restinga na praia de Jacaraípe, na Serra…

2 horas atrás

Comunicado – 25/04/2025

publicidade legal - 25-04-2025Baixar

3 horas atrás

Segundo jacaré é encontrado na Serra

Jacaré é resgatado em bueiro de bairro na Serra/ Reprodução Instituto Caiman Um jacaré-do-papo-amarelo foi resgatado em um bueiro na…

3 horas atrás

Com 140 mil atendimentos/ano, Meridional Serra coleciona histórias de vida e superação

Desde sua fundação em 1996, o Hospital Meridional Serra é um dos pilares da saúde no Espírito Santo, tanto em…

3 horas atrás