smobile

TEMPO NOVO MOTOR
Gustavo Lopes traz novidades do mundo automotivo

GWLider apresenta o novo GWM Tank 300, seu SUV de luxo

A espera acabou! Após muita expectativa, a GWM lançou oficialmente seu quarto modelo no Brasil. Desde que a marca chegou ao país, apenas três modelos estavam disponíveis no mercado brasileiro. Agora, a marca traz um novo modelo 4×4 voltado para o off-road, mas com um toque de luxo.

Para marcar esse lançamento, a concessionária GWLider, única representante da marca no estado do Espírito Santo, realizou um megaevento no último final de semana, dia 05/04. O evento contou com a presença de convidados, clientes da marca e personalidades capixabas, além de churrasco, música ao vivo e test-drive exclusivo.

Novo GWM Tank 300

O Tank 300 chega ao Brasil equipado com uma motorização híbrida plug-in de última geração, com uma potente bateria de 37,1 kWh, que proporciona uma autonomia de 75 km no modo 100% elétrico, de acordo com o Inmetro, e até 106 km pelo padrão WLTP. Quando conectado a um carregador DC (corrente direta), o SUV da GWM aceita até 50 kW de potência, permitindo que sua bateria seja carregada de 30% a 80% em apenas 24 minutos. Em carregador AC (corrente alternada), a potência máxima de recarga é de 6,6 kW. O Tank 300 é o único SUV híbrido abaixo dos R$ 600.000 no mercado brasileiro a oferecer recarga rápida, além da linha GWM Haval H6 plug-in.

Com um motor 2.0 turbo de injeção direta a gasolina acoplado a um motor elétrico, o veículo entrega 394 cv de potência e 750 Nm de torque combinados, acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 6,8 segundos. O motor elétrico fica posicionado entre o motor a combustão e a entrada da transmissão de 9 marchas. Nessa configuração, os dois motores unem suas forças para enviar todo o torque gerado diretamente para o câmbio e, em seguida, distribuí-lo mecanicamente para os eixos dianteiro e traseiro.

+ Avaliação: Spin 2025 fica mais moderna, mas mantém motor 1.8

O sistema híbrido do Tank 300 possui 3 níveis de intensidade da frenagem regenerativa, além de um modo inteligente para reserva de energia, que configura essa reserva entre 30% e 80%, oferecendo flexibilidade e controle total. O motorista pode assim guardar o uso da bateria para situações em que prefira trafegar principalmente no modo elétrico.

O motorista pode escolher entre 3 modos de potência do sistema híbrido:

  • Modo EV: utiliza a tração combinada, priorizando o motor elétrico, indicado para uso urbano, onde a autonomia elétrica é suficiente para o trajeto.
  • Modo HEV: combina o uso do motor a combustão e o motor elétrico para otimizar o consumo de combustível, energia e desempenho, indicado para uso misto em longas distâncias e off-road.
  • Modo Inteligente: prioriza o uso do motor a combustão para recarregar a bateria enquanto o veículo está em movimento, recomendado para condução em rodovias e longas distâncias. O modo HEV é o único que permite o uso da tração 4×4.

Além disso, o GWM Tank 300 conta com o sistema V2L (Vehicle to Load), que permite ao veículo fornecer energia para outros dispositivos, ideal para aventuras ou emergências. Esse sistema tem potência máxima de uso de 3.300 W. Considerando que sua bateria de alta voltagem tem 37,1 kWh, o V2L pode fornecer essa potência máxima por até 8 horas e meia, aproximadamente.

Off-Road

A arquitetura híbrida off-road Hi4-T é o que torna o Tank 300 um verdadeiro off-road raiz, com sua carroceria sobre chassi de picape e sistema de tração 4×4 por meio de cardã, o que oferece robustez e confiabilidade para enfrentar os terrenos mais desafiadores.

Sua transmissão automática, com conversor de torque de 9 velocidades, é a primeira desenvolvida no mundo para uso de veículos híbridos off-road. Com um índice de eficiência de 97%, ela entrega grande performance em altas velocidades com extrema suavidade nas trocas de marchas.

O sistema de tração 4×4 conta com opções de 2H, 4H e 4L (reduzida), além de bloqueio eletrônico de diferencial dianteiro, traseiro e central. Com essa combinação de bloqueios de engates ultrarrápidos (o bloqueio é ativado em apenas 200 milissegundos a um toque de botão), é possível desatolar o Tank 300 mesmo que três rodas percam completamente a aderência.

Todo esse aparato off-road é comandado pelo Sistema Todo-Terreno (ATS), que oferece 9 modos de condução: Padrão 2H, Padrão 4H, Padrão 4L, Neve, Montanha, Rocha, Lama, Areia, Estrada Acidentada e Expert — este último, totalmente personalizável, permitindo que o motorista ajuste cada parâmetro de acordo com sua preferência.

Outra novidade é o recurso chamado Tank Turn ou Assistente de Manobra em Curva Fechada. Com um simples toque de botão no console central, um veículo do tamanho do Tank 300 (4,76 metros) pode ter um raio de giro até 20% menor, permitindo que o veículo faça um retorno de 180º em um espaço muito menor do que seria possível sem o recurso.

Há também o Controle de Cruzeiro Inteligente Off-Road (CCO), que auxilia o motorista eletronicamente a dirigir em terrenos muito acidentados, apenas em baixa velocidade. O sistema funciona entre 4 e 12 km/h, reduzindo a necessidade de uso frequente dos pedais do acelerador e do freio. O sistema controla automaticamente o torque do motor, o gerenciamento da transmissão e o acionamento dos freios, proporcionando uma passagem estável por terrenos complexos, como cascalho e pedras, evitando a perda de tração das rodas.

Por fim, a Interface Modo Off-Road exibe na central multimídia parâmetros do veículo necessários para uso fora de estrada, como bússola, inclinômetro, pressão atmosférica, altitude, ângulo de giro das rodas, inclinação longitudinal e lateral, entre outros.

Em relação às medidas importantes para o uso off-road, o Tank 300 tem impressionantes 700 mm de profundidade máxima de travessia de água, 32° de ângulo de entrada, 33° de ângulo de saída, 222 mm de vão livre do solo, 440 kg de capacidade de carga, 750 kg de capacidade de reboque sem freio e 2.500 kg de reboque com freio.

Tamanho e Dimensões

O Tank 300 possui dimensões generosas, com 4.760 mm de comprimento, 1.930 mm de largura, 1.903 mm de altura e distância entre-eixos de 2.750 mm, oferecendo amplo espaço para passageiros e bagagens (836 litros ou 1.520 litros com os bancos traseiros rebatidos). Seu tanque de gasolina comporta 70 litros e seu peso em ordem de marcha é de 2.630 kg.

GWM no Espírito Santo

O Espírito Santo tem sido um grande trunfo para as montadoras que importam seus veículos para o Brasil, sendo a porta de entrada para elas no mercado nacional. Cada vez mais, as novas montadoras trazem seus veículos pelo Porto de Vitória, iniciando sua jornada no Brasil. Com a GWM, não é diferente: desde que chegou ao país, o estado do Espírito Santo tem sido um grande parceiro da marca chinesa, que traz seus veículos pelo Porto de Vitória e utiliza um grande pátio no município de Cariacica, onde ficam armazenados os modelos antes de serem distribuídos pelo Brasil.

Além disso, recentemente a marca fez uma doação ao SENAI-ES de um Ora 03 Skin, que será utilizado em cursos de formação profissionalizante e no desenvolvimento de projetos técnicos da entidade. Esse veículo permitirá que os alunos tenham contato com o que há de mais moderno em tecnologia automotiva, tanto em sistemas de motorização elétrica quanto em engenharia de software.

“Os cursos de Eletromobilidade representam um marco para a indústria automotiva capixaba, formando profissionais preparados para um setor em franca transformação e expansão, alinhado às tendências globais de sustentabilidade e inovação. Com essa iniciativa, o SENAI-ES reafirma seu compromisso em oferecer capacitação de excelência, conectada às demandas do mercado e à evolução tecnológica”, destaca o diretor regional do SENAI-ES, Geferson Santos.

“O mercado de veículos eletrificados e híbridos está em expansão no país e não seria diferente no Espírito Santo. Inclusive, somos o estado que mais importa veículos no Brasil. Para acompanhar essa evolução dos meios de transporte, o SENAI Vitória se transformou em um centro educacional voltado para o setor automotivo e de mobilidade elétrica”, destaca Eduardo Dalla Mura, vice-presidente da Findes e primeiro vice-presidente do Sindirepa/ES (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Espírito Santo).

Com o ORA 03 Skin, o SENAI-ES não apenas amplia sua infraestrutura educacional, mas também impulsiona o Espírito Santo como um polo de excelência no ensino de Eletromobilidade, contribuindo diretamente para o futuro do setor automotivo e para a formação de mão de obra qualificada no estado.

TANK 300 em Vitória 

“O TANK 300 tem surpreendido o mercado com uma demanda acima do esperado. O volume de unidades destinadas à pré-venda foi duplicado em razão do alto interesse. Com preço competitivo, o SUV híbrido plug-in da GWM alia robustez para aventuras off-road ao requinte dos utilitários esportivos premium. Após o anúncio do valor de R$ 333 mil — abaixo das expectativas do mercado — os pedidos aumentaram significativamente, superando as projeções iniciais.

No Espírito Santo, a GW Lider é a revendedora exclusiva da GWM, com concessionárias em Vitória, Linhares e Cachoeiro de Itapemirim. Ainda este ano, será inaugurada uma nova unidade em Vila Velha. Nosso objetivo é ampliar as vendas no Estado em mais de 50% em 2025, em comparação ao ano anterior.” Bruno Conti, diretor da GW Lider

Serra Podcast

Conheça o Serra Podcast: a nova forma do Tempo Novo se comunicar com você, leitor.

Comunicado – 16/04/2025 – 2ª edição

publicidade legal - 16-04-2025 - 2ª ediçãoBaixar

Comunicados – 16/04/2025

publicidade legal - 16-04-2025Baixar

Inauguração de nova clínica da Bluzz Saúde reúne lideranças da Serra

A inauguração da nova clínica da Bluzz Saúde na Serra foi marcada por um encontro especial que reuniu importantes lideranças do município. O evento...

Confira os pontos de vendas de palmitos na Serra

Uma das épocas mais esperadas pelo capixaba chegou e, como é tradição na Semana Santa, nada como reunir a família para comer uma bela Torta...

Pastor se masturba na frente de mulheres no meio da rua

Um pastor foi preso neste domingo (13) em São Paulo após importunar sexualmente uma adolescente de 14 anos e uma mulher de 22 anos....

Atenção! BR-101 será totalmente interditada nesta quarta e quinta na Serra

Motoristas que trafegam pela BR 101, na altura do km 245, devem ficar atentos a uma interdição temporária que ocorrerá nesta quarta (16) e...

Justiça volta atrás e libera convocação de professores em concurso público da Serra

A convocação de professores aprovados no concurso público da Serra foi liberada após a Justiça reconsiderar a decisão que exigia a republicação do edital...

Comunicado – 15/04/2025 – 5ª edição

publicidade legal - 15-04-2025 - 5ª ediçãoBaixar

Oruam, Brandão, Tasha & Tracie, Matuê e Orochi confirmados no Boom Rap Festival

O Estádio Kleber Andrade será palco em junho do Boom Rap Festival. Entre as atrações estão Matuê, Orochi, Brandão, Oruam e Tasha & Tracie,...