Desde que fragmentos de óleo apareceram na última sexta (15) e sábado (16) na região de Jacaraípe, a substância não foi mais encontrada nos 23 km de praias da cidade. A informação é da secretária de Meio Ambiente da Serra, Áurea Galvão.
Segundo Áurea, o monitoramento do litoral continua, com especial atenção às desembocaduras dos rios, onde a maré pode levar o contaminante para manguezais e até em pontos de abastecimento de água à população, como no caso do rio Reis Magos.
A secretária explicou que fragmentos foram encontrados apenas em pontos de Jacaraípe e Costabela. Na sexta-feira (15) um fiscal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) havia informado sobre aparição da substância em Marbela, região de Nova Almeida, mas Auréa disse não proceder.
Aurea informou ainda que na sexta (15) foi coletado 1 kg de material, mas que estava muito misturado a areia, sal, matéria orgânica e até sedimentos despejados pelos rios, uma vez que houve muita chuva na véspera. “Foi o óleo coletado com esses outros materiais na sexta-feira que a Marinha confirmou, após analisar em laboratório, ser o mesmo contaminante que atinge as praias do Nordeste”, frisa.
No sábado, a secretária afirmou que foram coletadas apenas 100 gramas de material, também na região de Jacaraípe. Essas amostras estão em análise. “Não foram encontrados mais fragmentos no domingo (16), na segunda (17) e na terça (18)”, frisou.