smobile
[secondary_title]

Hartung, Casagrande, Vidigal, Audifax e a Serra

- PUBLICIDADE-

A cada dia a política na Serra fica mais indefinida. Se até meses atrás pensava-se que o pleito estava reservado ao prefeito Audifax Barcelos (PSB) contra o deputado federal Sérgio Vidigal (PDT) tentando voltar à Prefeitura, hoje o cenário é de incerteza.

A única certeza do momento é a de que Audifax é candidato à reeleição; com ou sem apoio do governador Paulo Hartung (PMDB), com ou sem o apoio do ex-governador Renato Casagrande; dentro ou fora do PSB.

O que se espera hoje é saber contra quem Audifax vai disputar. Será que o presidente do Sindicato dos Servidores, Osvaldino Luiz Marinho, consegue um partido e vai para as ruas, no seu estilo barulhento? O PT vem com o deputado federal Givaldo Vieira? Com o ex-deputado estadual Roberto Carlos? Ou espera alguém lhe oferecer a vice?

O que fará Vandinho Leite? Ele sai do PSB e migra para o ninho tucano? É o que hoje o que lhe parece mais afável, apesar das desconfianças do mercado de um acordo já amarrado desde o início da eleição passada, entre o líder tucano e vice-governador Cesar Colnago e Vidigal, no qual o PSDB marcha com o PDT.

Entretanto, o que mais se comenta hoje e gera especulação é a decisão partidária do prefeito. Se ele ficar no PSB, mercado especula que Casagrande vem pra Serra e junto com o deputado estadual Bruno Lamas abraça Audifax, enfrentando do outro lado Vidigal apoiado por Hartung.

Se Audifax sair do PSB o mercado irá ler que ele se aliou ao governador, que por sua vez fez um acordo com Vidigal, ficando o caminho livre para a reeleição do prefeito.

Se isso acontecer, as coisas não serão tão simples para Audifax, já que o PSB tem reagido às especulações de sua saída trazendo Casagrande para andar nos bairros da Serra acompanhado de Bruno Lamas. Um claro sinal de que o PSB pode vir de Casagrande candidato à prefeito e Bruno à vice.

Há até quem diga que se Audifax e Hartung se realinharem, Vidigal se junta a Casagrande e põe Sueli como vice da chapa.  O fato é que o prefeito tem até o início de outubro para escolher seu rumo partidário e Casagrande para definir seu domicílio eleitoral.

O fator Ricardo Ferraço pode embolar disputa

A eleição para o Diretório Municipal do PSDB de Vitória desencadeou uma crise no ninho tucano e fez gotejar uma divergência entre o vice-governador Cesar Colnago e o presidente do Bandes, Luiz Paulo Veloso Lucas, que já foi prefeito da capital.

Pelo menos em dois pontos Luiz Paulo ganha razão de outros partidários: aponta que quando deixou a presidência do partido, o PSDB tinha 12 prefeitos, contra quatro atuais e já confidenciou a outros tucanos que não concorda com um acordo velado entre Colnago e Vidigal, feito no calor da eleição de 2012, no qual o PSDB se rende ao PDT. Veloso Lucas teria confidenciado a alguns outros tucanos que um acordo fechado com tanta antecedência engessa o partido e o deixa vendido.

Tanto Colnago quanto Vidigal podem negar tal acordo, mas as evidências não deixam dúvidas. É voz corrente entre lideranças de maior estatura que abordam o PSDB relatarem que até foram bem tratadas, mas que existe a preferência tucana por Vidigal e o PDT.

Outro fator que deixa claro o acordo são filiações de pessoas muito próximas de Vidigal no PSDB, como a ex-vice-prefeita Madalena Santana e o ex-secretário de Finanças da Serra, Júnior Abreu, que em um caminho lógico iriam para o PDT.

A situação deve se complicar mais com a possível volta do senador Ricardo Ferraço para o PSDB, partido pelo qual se elegeu e depois migrou para o PMDB.

Em 2018 termina o mandato de Ferraço e ele só tem dois caminhos: disputar a reeleição ou a vaga de governador. Pessoas próximas de Ricardo relatam que ele vê Vidigal pelo retrovisor, como um possível concorrente, a qualquer um dos dois cargos e já ligou o sinal de alerta.

Esse é um fator que pode trazer embaraço para Hartung e interferir na eleição da Serra.

 

 

Serra terá aulas de zumba abertas ao público — veja como se inscrever

Moradores de Eldorado e adjacências podem se inscrever para as aulas de zumba, que serão oferecidas semanalmente no ginásio do bairro. Os interessados devem...

Serra brilha no Estadual de Wrestling e mira cenário internacional

O último dia 03 de maio, em Guarapari, foi marcado por muita emoção e talento no Estadual 2025 de Wrestling, promovido pela FESLA (Federação...

Circo Portugal anuncia últimas semanas na Serra com meia-entrada para todos

O Circo Portugal Internacional, oitavo maior circo do mundo, anunciou suas últimas semanas na Serra e traz uma promoção especial: todos pagam meia-entrada para...

Trupe Barroca celebra 300 anos de “As Quatro Estações” com apresentação gratuita no ES

A Trupe Barroca inicia sua temporada 2025 em grande estilo, com um concerto especial em homenagem aos 300 anos da obra “As Quatro Estações”,...

Clube Capixaba conquista bronze em campeonato de Handebol e garante vaga no Brasileiro

A equipe de handebol do Clube Capixaba venceu o São Bernardo (SP) por 32 a 27 e conquistou a medalha de bronze na Copa...

Alma Djem e Macucos abrem show de despedida do Natiruts em Vitória

O sábado (10 de maio) promete ser inesquecível para os fãs de reggae em Vitória. A banda Alma Djem, liderada por Marcelo Mira, fará...

‘Peladão’ em condomínio da Serra: síndico pode ser penalizado por omissão

No dia 29 de abril de 2025, moradores de um Condomínio residencial localizado no bairro Porto Canoa, no município de Serra, presenciaram um episódio...

Eleição para deputado estadual será ‘briga de gente grande’ na Serra

Maior colégio eleitoral entre as cidades capixabas, a Serra deve ser o principal palco de uma acirrada disputa pelo cargo de deputado estadual em...

Bazar especial de Dia das Mães terá 3 peças por R$ 10 em Laranjeiras

Neste sábado (10), véspera do Dia das Mães, moradores da Serra e região terão uma ótima chance de economizar no Bazar Solidário, em Laranjeiras,...
...