A relação entre o ex-governador Paulo Hartung (sem partido) e o apresentador da TV Globo, Luciano Huck, está cada vez mais estreita. Essa construção começou a se desenhar em meados do ano passada, pelas mãos do economista Armínio Fraga, que apresentou Hartung à Huck.
Em recente reportagem no estilo ‘perfil’, o site Uol listou o ex-governador capixaba como o “mestre” de Luciano – que articula condições de ser candidato a presidente da República em 2022.
Vale lembrar que em recente evento na Universidade de Vila Velha (UVV), Luciano Huck já teria dito que Hartung é seu “mestre Miyagi”, fazendo referência ao clássico do cinema ‘Karate Kid’.
De acordo com Armínio Fraga, ao site do Uol, antes de Huck conhecer Hartung, ele “já tinha respeito pelo competente gestor e dedicado homem público”, e hoje “a relação escalou para o nível pessoal e de perto os contornos se potencializaram”, afirmou o economista.
A reportagem citou também as passagens de Hartung pelo comando do Governo do Estado e lembrou das marcas positivas, como o equilíbrio fiscal e a combate ao crime organizado, mas também ressaltou a paralisação da Polícia Militar ocorrida em fevereiro de 2017 durante o terceiro mandato de Hartung.
O ex-governador tem dito no meio político que seu ciclo eleitoral no Espírito Santo teria se esgotado. No entanto, lideranças políticas próximas à Hartung afirmam que ele continua mantendo tentáculos de influência nos bastidores da política capixaba.
Hartung na Serra
Na Serra, é possível dizer que o político mais próximo do eixo hartungista é o deputado Vandinho Leite (PSDB), que foi secretário de Ciência e Tecnologia durante a última gestão do ex-governador. Vandinho se auto intitula “independente” no arranjo de forças da Assembleia Legislativa, e neste ano tem sido um dos deputados mais críticos a gestão do governador Renato Casagrande.
Além dele, o prefeito Audifax Barcelos (Rede) se aproximou de Hartung em 2018, e de acordo com informações, até hoje ambos mantêm algum tipo de contato. No final do ano passado, Hartung liberou R$ 23 milhões em convênio entre Estado e Prefeitura da Serra para obras de mobilidade urbana e compra de equipamento na área da saúde. Convênios estes que foram inicialmente suspensos por Casagrande, e posteriormente retomados.
Vácuo político abre espaço para novo grupo
Na ausência de Hartung, formou-se uma lacuna de poder a ser ocupada no ES. Neste sentido, um grupo liderado pelo presidente da Assembleia Erick Musso, situado no Republicanos, vem articulando a formação de um novo polo, que se compõe por político majoritariamente jovens, como o próprio Erick, além de Amaro Neto e pelo diretor da Ales, Roberto Carneiro.
Orbitam também lideranças da Serra, como o deputado Alexandre Xambinho (Rede), Flávio Serri, o já citado Vandinho Leite, que traz consigo o deputado Lorenzo Passolini (sem partido), entre outros.
Câmara da Serra, em Serra Sede. Foto: Arquivo TN Enquanto aguardam o início do ano legislativo, vereadores da Serra já…
O guindaste tombou durante sua operação dentro da área da Vale, no Porto de Tubarão. Crédito: Divulgação Um guindaste tombou…
A banda Cheiro Moreno e comandada pelos vocais de Bianca Vedova. Foto: Divulgação A banda Cheiro Moreno promete agitar o…
Com mais de 2 milhões de seguidores, Flávio Andradde ganhou notoriedade nacional ao ser semifinalista do Prêmio Multishow de Humor,…
A Viminas abriu 33 vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade e as contratações serão imediatas na Serra.…
Momento que os criminosos rendem carro na Serra. Foto: Imagens de videomonitoramento Na tarde desta terça-feira (21), homens roubaram um…