Por Conceição Nascimento
Com a missão de levar os suplentes Norma Ayub (DEM) e Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) para o Congresso Federal, o governador eleito Paulo Hartung (PMDB) tenta convencer deputados eleitos pela coligação – Lelo Coimbra-PMDB; Carlos Manato-SD; Max Filho (PSDB) e Jorge Silva-Pros – a assumirem postos no seu governo. Com isso, o peemedebista contemplaria o PSDB, que cobra a conta da campanha, e de quebra criaria boa relação com a Assembleia Legislativa, presidida por Theodorico Ferraço (DEM), marido de Norma.
Aos médicos Jorge Silva e Carlos Manato, o futuro governador teria oferecido a Secretaria de Saúde. “Não fui convidado, Hartung falou sobre o SD ter participação no seu governo. Eu quero ficar em Brasília”, disse Manato.
Jorge Silva teria dado sinais de que pode ficar com a função.
Max Filho também se recusa a participar do Secretariado de Hartung, antigo desafeto político. Com a recusa de Max, sobraria para Lelo Coimbra, que desconversa. “Exercerei o mandato de deputado federal”, disse na manhã dessa quarta-feira (10). Mas há quem garanta que Lelo assumirá uma secretaria atendendo ao pedido de Hartung.
PDT e PT
O nome da deputada federal Sueli Vidigal (PDT), que abriu mão de disputar a reeleição para dar espaço ao marido e ex-prefeito da Serra Sérgio Vidigal (PDT), foi ventilado para ocupar uma secretaria. Tanto Vidigal quanto Sueli foram procurados, mas não retornaram à reportagem.
Outra liderança que pode aparecer é João Coser (PT) e na secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano.
Na base do governo Renato Casagrande (PSB), o PT quer continuar na administração do Estado. “Vamos apresentar os nomes para o governador escolher. Nosso foco principal é estreitar a relação entre Brasília e o Espírito Santo”, explicou João Coser, derrotado na eleição para o Senado.
Também são nomes cotados para o governo Haroldo Corrêa Rocha – Educação; Paulo Ruy Carnelli – Transportes; César Colnago – Saúde ou Relações Institucionais; Octaciano Neto – Agricultura.
Confirmados
Por enquanto está confirmada pela assessoria de Hartung a economista Ana Paula Vescovi, que assumirá a Secretaria da Fazenda. Já a presidência do Instituto Jones dos Santos Neves ficará nas mãos de Andrezza Rosalém, formada em Ciências Sociais. Ela participou da elaboração do plano de governo de Hartung e agora assume o cargo, de segundo escalão. Completa o time dos que garantiram a escalação Ângela Pitanga Pinto, que vai ser a nova chefe de cerimonial do Palácio Anchieta e a responsável por organizar a posse do governador.
A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…
A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…
A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…
A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…
Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…
Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…