Em plena crise da escassez de água no Estado, a troca no comando da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) pegou de surpresa o mercado político na terça-feira (6). O governador deve dar posse nos próximos dias ao engenheiro civil Pablo Ferraço Andreão.
O nome já foi aprovado pelo Conselho Administrativo da Cesan nesta quarta-feira (7), estando apto a assumir o cargo. A atual presidente, Denise Cadete, vai assumir a diretoria de Administração e Finanças do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes).
Recentemente, o governador Paulo Hartung (PMDB) anunciou a assinatura de um empréstimo de R$ 1 bilhão junto ao Banco Mundial para o Programa de Gestão Integrada das Águas e da Paisagem que também receberá R$ 300 milhões em investimentos da própria Cesan.
O objetivo do programa é expandir esgotamento sanitário, melhorar e ampliar sistemas de captação além de recuperar rios e nascentes com reflorestamento.
A informação da troca na diretoria foi divulgada um dia depois de uma coletiva de imprensa onde a atual presidente, Denise Cadete, anunciou de uma série de medidas com o objetivo de evitar que as torneiras fiquem secas em todo o Estado.
Já o engenheiro Pablo Ferraço é ex-diretor de meio ambiente da Odebrecht, uma das empresas investigadas na operação Lava Jato da Polícia Federal.