Categories: O Nó da Gravata

Hartung X Rose I

“Quem destrava dinheiro da União para os municípios capixabas é a senadora Rose de Freitas (PMDB), e não o governador Paulo Hartung (PMDB)”. Este parece ser o recado endereçado aos prefeitos capixabas que irão votar na eleição da Amunes na próxima terça-feira (28). Isso porque esta semana, por intermédio de Rose, os prefeitos de Viana, Serra e Vila Velha estiveram em Brasília com o presidente Michel Temer (PMDB), a reunião redundou em mais recursos federais para obras nestas três cidades.

Hartung X Rose II

Marcada para a próxima terça-feira (28), a eleição da Amunes coloca em lados opostos duas chapas, uma ligada a Rose de Freitas e encabeçada pelo prefeito de Viana, Gilson Daniel (PV) e da Serra, Audifax Barcelos (Rede). A outra, com DNA do Palácio Anchieta, tem o prefeito de Linhares Guerino Zanon (PMDB) como presidente. A eleição será por voto secreto, um fator que pode ser decisivo, pois, evita a retaliação à prefeitos.

Anchieta? Eu não…
Em uma reflexão dos nomes que têm à disposição em seu grupo para disputar a sua sucessão, o governador Paulo Hartung (PMDB) teria sondado o deputado federal Sérgio Vidigal (PDT) para ser o candidato a governador. Segundo fontes próximas ao governador, Vidigal teria declinado da ideia e mantido a sua disposição de buscar a reeleição. Vidigal inclusive vem falando que o quadro em Brasília está tão confuso e que as candidaturas à presidente da República poderão dificultar muitas alianças nos estados. Um dos exemplos citados é o do próprio PDT, que terá Ciro Gomes como o seu candidato a presidente.

Começo do fim do emprego?
Falando em Vidigal, na última quarta-feira (22), o deputado votou contra o projeto que libera a terceirização de contratações em todas as atividades, porém, a proposta foi aprovada (231 votos contra 188) e segue para sanção presidencial. Além de Vidigal, mais quatro deputados capixabas também se posicionaram contrários à matéria: Evair de Melo (PV), Givaldo Vieira (PT), Helder Salomão (PT) e Jorge Silva (PHS). Já os deputados Lelo Coimbra (PMDB), Marcus Vicente (PP) e Carlos Manato (SDD) votaram pela aprovação da proposta.

Agora é na Justiça
Um oficial de Justiça esteve na Câmara da Serra nesta quarta-feira (22), com uma convocação para os vereadores Neidia Maura (PSD), Adriano Galinhão (PTC) e Alexandre Xambinho (Rede). Os três devem ser ouvidos pela juíza Telmelita Guimarães para prestar esclarecimentos que serão anexados à ação movida pelos colegas Pastor Aílton (PSC), Nacib Haddad (PDT), Fábio Duarte (PDT) e Aécio Leite (PT), que pedem a anulação da sessão do dia 01 de janeiro, quando foi eleita a atual Mesa Diretora da Casa.

Livre, leve e solto
Por falar em Pastor Ailton, o seu posicionamento independente na Câmara parece ter incomodado a colega de plenário e de partido, Quelcia Fraga, que migrou para o bloco de apoio do prefeito Audifax Barcelos (Rede) nos primeiros dias de mandato. A vereadora procurou a direção estadual da legenda para pedir que intervisse junto ao colega Pastor Aílton para que este fosse mais moderado nos discursos e adotasse uma postura menos crítica em direção ao Executivo. Ocorre que o pastor é presidente do PSC na Serra e a direção estadual informou que o parlamentar tem liberdade para se posicionar da forma que acreditar ser melhor ao seu trabalho de legislador.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Tamanduá é resgatado em condomínio na Serra

O tamanduá mirim foi encontrado dentro de um condomínio na Serra/ Divulgação Um tamanduá foi encontrado na manhã deste domingo…

2 horas atrás

Homem de 25 é baleado na Serra

Segundo o relato da vítima, dois suspeitos em uma moto passaram atirando/ Divulgação Um homem de 25 foi baleado na…

2 horas atrás

Black Friday: instituto alerta para os golpes mais comuns

A Black Friday é uma campanha de vendas que oferece descontos de até 80% nas lojas credenciadas. Foto: Redação TN…

7 horas atrás

Jovem de 18 anos é baleado e pede ajuda a mãe na Serra

A mãe da vítima chegou a ouvir os disparos sem saber que o filho tinha sido atingido/ Divulgação Um jovem…

1 dia atrás

Aniversário acaba com três mortes e sete feridos na Serra

O grupo estava reunido em um bar em comemoração ao aniversário da dona do estabelecimento/ Divulgação A festa de aniversário…

1 dia atrás

Homem é torturado e morto a tijoladas e pedradas na Serra

A vítima foi assassinada ao lado de um lava-jato localizado na Rua das Rosas, em Feu Rosa/Foto: Divulgação O corpo…

1 dia atrás