A histórica Nova Almeida, na Serra, uma das localidades mais antigas do Brasil, com seus 468 anos, será tema de um documentário previsto para ser lançado ainda no primeiro semestre deste ano.
Intitulado “Nova Almeida: A Vila dos Pescadores”, o trabalho é assinado pela artista e ativista cultural Fernanda Vieira, com o apoio e direção de roteiro de Edmilson Ramos, por meio do edital da Lei Paulo Gustavo.
Com lançamento previsto para abril de 2025, as gravações tiveram início em outubro do ano passado e contam com a participação de cerca de 80 pessoas, entre equipe técnica, entrevistados e contratados.
O documentário terá aproximadamente 35 minutos de duração e trará em seu enredo a rica história e cultura da localidade, cobrindo um período que se estende de 1938 até os dias atuais.
“A produção mergulha no cotidiano dos moradores, destacando suas tradições, belezas naturais e os personagens que ajudaram a moldar a identidade da região”, destacou Fernanda Vieira para o TN.
A direção de fotografia ficou a cargo de Pedro Halle e David Dutra, enquanto Adriana Dutra assumiu a produção musical e a curadoria da trilha sonora do filme.
O produtor de set, Wanderley Ferreira, garantiu que todos os detalhes estivessem alinhados para capturar a essência da vila, e Luciana Monteiro trouxe fontes inéditas de informações e conexões valiosas para o projeto.
Ao longo do filme, personalidades locais, pescadores e artistas compartilham seus depoimentos, enriquecendo ainda mais a narrativa e proporcionando ao público um olhar aprofundado sobre Nova Almeida.
+ Última semana para curtir a magia da saga Harry Potter na Serra
“Procuramos, neste trabalho, não apenas exaltar as paisagens e a cultura do local, mas também registrar, para as futuras gerações, o legado daqueles que ajudaram a transformar essa vila em um verdadeiro patrimônio vivo do Espírito Santo.”