Poliúria (aumento na frequência da urina), sede excessiva, alterações visuais e feridas que demoram a cicatrizar. Estes são alguns dos sintomas do diabetes, uma doença silenciosa causada pela falta ou má absorção de insulina no organismo. Hoje (14) é Dia Mundial do Diabetes, uma data escolhida para fazer exames que identifiquem a doença.
Segundo a médica Rosane de Paula Nogueira, qualquer pessoa pode desenvolver a doença. “Algumas pessoas já nascem diabéticas. É preciso ficar atento a desmaios, fraqueza e outros sintomas da doença. É importante se informar e se educar. Assim como a hipertensão, diabetes não tem cura e, como não apresentam sintomas, muitos não se cuidam”, avaliou a médica.
Ela destacou ainda que ficar longos períodos sem comer pode desencadear no problema. “As pessoas comem mal, ficam longos períodos sem comer e não priorizam o café da manhã”, alertou.
Serra
A prefeitura entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura da Serra para saber quais as ações da municipalidade sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria não obteve retorno.
Mais sobre diabetes
A ausência total ou parcial de insulina no organismo interfere não apenas na queima do açúcar como na sua transformação em outras substâncias. É importante ficar atento a fatores de risco como obesidade, hereditariedade, hipertensão, medicamentos e idade acima de 40 anos.