Hoje (23) é comemorado o Dia Nacional do Agente da Autoridade de Trânsito – festejado desde o ano de 2013 no Brasil, desde que a Lei Federal 12.821 foi criada.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, Agentes da Autoridade de Trânsito são todos os servidores públicos que atuam na fiscalização, no controle e na operação de trânsito e no patrulhamento, competentes para a lavratura do auto de infração e para procedimentos dele decorrentes, incluindo, além dos agentes municipais de trânsito, policiais militares, policiais rodoviários estaduais e federais.
+ Concurso Guarda da Serra: Prefeitura define data para lançar edital e iniciar inscrições
Na Serra, o Departamento Operacional de Trânsito (DOT), conta com 56 agentes: 1 para cada 10 mil moradores da Serra; efetivo que é dividido em turnos e alguns agentes deles tem responsabilidades administrativas. Na Serra, os agentes usam coletes balísticos, mas não tem qualquer forma de defesa não-letal.
São os agentes de trânsito que tem a missão de organizar o maior fluxo de trânsito no ES, realizar o trabalho de policiamento, como blitz e operações de patrulhamento. Os agentes tem como missão principal a preservação da vida e do meio ambiente.
Segundo dados do Observatório da Segurança Pública do Espírito Santo, de janeiro a agosto deste ano o trânsito da Serra matou 52 pessoas, contra 35 registros no mesmo período do ano passado. Vale ressaltar que a maioria dos acidentes acontecem por imprudência do condutor e desrespeito às regras de trânsito.
Ver essa foto no Instagram