Um homem foi detido na tarde desta segunda-feira (03), por manter pássaros silvestres em cativeiro sem autorização, na Serra. O infrator foi encaminhado à Delegacia do município de Serra. O homem também foi autuado por posse irregular de arma de fogo e munições.
Uma equipe do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) juntamente com agentes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) prosseguiram ao local para averiguar denúncia de que um indivíduo mantinha animais em cativeiro e praticava caça ilegal. Na casa do denunciado foi encontrado uma espingarda calibre .32 com luneta, munições, pólvora e chumbo, além de artefatos utilizados como pio de pássaro.
Verificou-se também que o proprietário mantinha em sua casa nove pássaros silvestres em cativeiro sem licença ambiental, dentre eles sete coleiros, um caboclinho e um curió, espécie esta ameaçada de extinção.
O indivíduo foi detido e encaminhado à 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Serra, onde foi apresentado juntamente com o material apreendido. A pena prevista é a detenção de mais de quatro anos, além da multa de R$ 13,5mil que foi aplicada pelos agentes do Ibama por manter pássaros em cativeiro sem autorização e alguns estarem anilhados porém em desconformidade com a legislação ambiental vigente.