Direito no Cotidiano

Homem invade condomínio disfarçado de saco de lixo. De quem é a responsabilidade?

Disfarçado de saco de lixo e passando despercebido pelos moradores, o homem conseguiu entrar no condomínio em MG. Crédito: Divulgação

Um homem invadiu durante a madrugada um condomínio situado em Uberlândia/MG usando o disfarce de saco de lixo e passando despercebido pelos moradores e transeuntes. De acordo com a síndica do condomínio, esta é a quinta vez que o condomínio é invadido em menos de um mês.

O assunto é tratado pelos Tribunais de duas formas, em regra o condomínio não pode ser responsabilizado a não ser quando houver previsão expressa na convenção condominial ou regimento interno, sobre o dever de indenizar.

Outra possibilidade é quando mesmo havendo cláusula prevendo a não indenização, houver a existência de segurança ostensiva no edifício, contratação de serviços específicos, sistemas e alarme ou contratação de funcionário encarregado para vigilância, e se comprovar culpa do funcionário do condomínio ou prestador de serviço contratado como encarregado da vigilância.

+ Direitos sobre “Minha Casa Minha Vida” também podem ser penhorados?

Contudo, no presente caso não se pode deixar de observar a provável inação da síndica do condomínio que, perante tantos furtos e invasões, parece seguir sem tomar qualquer providência para melhorar a segurança do condomínio. Neste sentido se pode entender que a síndica está sendo negligente no seu dever de cuidado com a segurança do condomínio e dos condôminos.

Os deveres e obrigações do síndico estão no artigo 1.348 do Código Civil (CC), dentre eles os esculpidos nos incisos II e V. São, dentre outros, deveres do síndico: representar, ativa e passivamente, o condomínio, praticando, em juízo ou fora dele, os atos necessários à defesa dos interesses comuns; diligenciar (agir com empenho) a conservação e a guarda das partes comuns e zelar pela prestação dos serviços que interessem aos possuidores.

Neste sentido, torna-se obrigação legal do síndico empreender todos os esforços possíveis para aumentar a segurança do condomínio e seus condôminos, seja com contratação de vigilância especializada, seja adquirindo equipamentos ou realizando treinamentos para os funcionários já existentes.

Por outro lado, os próprios condôminos também possuem papel preponderante na segurança do condomínio, por isso devem ser sempre orientados sobre os procedimentos de segurança existentes no condomínio e alertados sobre a possibilidade de responsabilização pessoal, em caso de facilitação na entrada de pessoas estranhas que venham a gerar prejuízo ao condomínio ou a outro condômino.

 

Cristiane Puppim

A autora é Advogada especialista em Direito Civil, com ênfase em direito imobiliário e condominial.

Últimas postagens

Uso de celulares por estudantes da rede estadual está proibido

Já está em vigor a nova legislação que regulamenta o uso de celulares nas escolas da educação básica no Espírito…

5 horas atrás

Câmara vota hoje prevenção e combate ao bullying nas escolas da Serra

Vereadores durante a primeira sessão ordinária de 2025. Crédito: Divulgação/Sanderson Almeida Deve ser votado durante a sessão desta segunda-feira (3),…

5 horas atrás

Serra lidera a geração de empregos em 2024 – confira as áreas que mais contrataram

Divulgação PMS Com dados de 2024 fechados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, a Serra mostra mais uma vez que…

6 horas atrás

História e cultura de Nova Almeida são tema de documentário com lançamento em abril

Com lançamento previsto para abril de 2025, o documentário teve as gravações iniciadas em outubro do ano passado e conta…

6 horas atrás

Marcelo Santos é reeleito presidente da Assembleia Legislativa

O deputado Marcelo Santos foi reeleito presidente da Assembleia Legislativa. Crédito: Divulgação O deputado Marcelo Santos, do União Brasil, seguirá…

6 horas atrás

Vereadores da Serra iniciam ano legislativo nesta segunda (3)

Câmara da Serra, em Serra Sede. Foto: Gabriel Almeida A Câmara da Serra realiza nesta segunda-feira (3) a primeira sessão…

6 horas atrás