smobile
[secondary_title]

Homenagem a Magno Malta com comenda Zumbi dos Palmares gera revolta na Serra

- PUBLICIDADE-
Placar da votação do projeto. Foto: Divulgação

Causou desconforto na Câmara da Serra a votação do Projeto de Decreto Legislativo 03/2022, que concede ao senador eleito Magno Malta (PL). O projeto foi aprovado com 11 votos; quatro abstenções e cinco votos contrários. Entidades ligadas ao movimento negro manifestaram revolta após a votação.

O projeto é de autoria da Mesa Diretora, mas, curiosamente, dois membros da Mesa não votaram pela aprovação da matéria: Alex Bulhões (PMN), que votou contra, e Cleber Serrinha (PDT), que se absteve.

Outros que votaram contra: Anderson Muniz (Podemos), Elcimara Loureiro (PP), Fred (PSDB) e Professor Rurdiney (PSB). Se abstiveram, além de Serrinha, Paulinho do Churrasquinho (PDT), Rodrigo Caçulo (PRB) e Sérgio Peixoto (Pros).

Entre os que votaram contra está a vereadora Elcimara Loureiro (PP). Ela classificou como lamentável a escolha. “Lamentável que a história e representatividade de Zumbi dos Palmares, que é símbolo da luta da população negra no município da Serra, seja entregue uma homenagem a uma pessoa negacionista, antidemocrática, que defende pautas racistas e foi contra a lei de cotas”, disse Elcimara.

Ela acrescentou que “a Comenda Zumbi dos Palmares, que é destinada a pessoas que se destacam ou destacaram em ações contra a discriminação racial, na luta contra a segregação, na defesa das politicas afirmativas. Entregar uma comenda desta a um senador que votou contra as política de cotas. Que trata as políticas afirmativas para as minorias como mi, mi, mi”, finalizou.

O vereador Anderson Muniz (Podemos) declarou seu sentimento em relação à iniciativa. “Fiquei muito triste ao saber que esta comenda é endereçada ao senador eleito Magno Malta justamente por não se justificar [a ele] uma comenda como esta. A Comenda Zumbi dos Palmares é, de fato, para homenagear pessoas ou instituições que tenham se destacado por meio de algumas atividades relacionadas à causa; por exemplo desenvolvimento de pesquisas tecnológicas em prol da população negra; a contribuição literária, artística, cultural, em valorização do negro. Movimentos e manifestos em combate à discriminação racial; trabalhos, políticas e projetos voltados para a promoção de igualdade racial. Magno Malta se encaixa em algum desses itens?”, questionou.

O vereador continuou. Não se justifica dá uma comenda para alguém que retrata a política de valorização, de promoção da igualdade, como mi, mi, mi. Magno Malta é aliado de grupos que desvalorizam a luta do povo negro no Brasil. O tempo todo ele se coloca como pessoa a espalhar fake news e descredibilizar a luta das minorias. Se querem homenagear ele, que busquem qualquer outra coisa. É um escárnio com Chico Prego, João da Viúva, Elisiário e o próprio Zumbi dos Palmares. Um desrespeito com a memória desse povo que sempre lutou pela sua liberdade e pelos direitos fundamentais. É injusto e chega a ser ilegal porque não atende aos requisitos da Lei do Decreto Legislativo”, completou.

Presidente do Conselho Municipal de Direitos Humanos, Tânia Molaes disse estar indignada com a escolha. “Estou indignada com a concessão dessa comenda. Magno Malta não representa a luta da população negra”, opinou.

Coordenadora do Conselho Municipal e presidenta do Conselho Estadual de Promoção de Igualdade Racial, Fátima Tolentino, lembrou que a Serra sediou o maior levante contra o sistema escravocrata do Estado, do país e do município. “O uso indevido de uma comenda direcionada a entidades e personalidades que defendem a luta do combate ao racismo ser totalmente destruída, agredida e desvalorizada pelos racistas vereadores da Serra. Não rasgaram apenas a Lei da Comenda, rasgaram o Estatuto de Promoção da Igualdade Racial; rasgaram a Constituição Federal, todos os tratados internacionais que esse país já fez; rasgaram a dignidade do povo serrano; porque a gente ainda é chacota para o Estado, Brasil e o mundo. Considerando que a pessoa que foi indicada para a Comenda não é antiracista, não tem luta a favor do povo negro, muito pelo contrário. É um racista, machista, uma pessoa desumana. Estava em um Governo que não é a favor da vida; não é a favor do pobre, muito menos a favor do negro, não é a favor do Zumbi. Receber isso às vésperas da festa da Serra é um crime institucional. Estamos pedindo a revogação. Acionamos o Ministério Público e vamos até a ONU se for preciso, mas o Magno Malta não vai receber esta Comenda. É um desvio de Comenda”, justificou.

A assessoria de Magno Malta foi procurada, e disse que a resposta do senador eleito seria as declarações do vereador da Serra Professor Artur, que saiu em sua defesa durante a discussão do projeto, conforme vídeo a seguir.

Histórico:

A Comenda Zumbi dos Palmares foi instituída em 2005, por iniciativa do então vereador Roberto Carlos (PT). Ele comentou o assunto.

“A câmara de vereadores é soberana nas escolhas dos homenageados, mas a nossa intensão quando instituímos a comenda Zumbi dos Palmares tinha como objetivo homenagear negros e negras comprometidos com a luta antiracismo e pela igualdade racial, pautas que não estão no histórico dos mandatos do senador. A Serra tem uma história de resistência, uma bela homenagem seria para aqueles que trabalharam e lutaram para construir a nossa cidade”, avaliou.

Zumbi dos Palmares (1655-1695) foi o último líder do Quilombo dos Palmares e também o de maior relevância histórica. Lutou pela liberdade de culto e religião, bem como pelo fim da escravidão colonial no Brasil.
De todas as maneiras, não admitia a dominação dos brancos sobre os negros e, portanto, tornou-se o maior símbolo pela liberdade dos negros da história brasileira.

 

Sete projetos de Lei aguardam início do ano legislativo na Câmara da Serra

Enquanto aguardam o início do ano legislativo, vereadores da Serra já começaram a protocolar projetos e indicações sobre temas do âmbito municipal. Até o...

Guindaste tomba durante operação na área da Vale

Um guindaste tombou enquanto era utilizado em uma operação dentro da área da Vale, no Porto de Tubarão, em Vitória, na tarde desta quarta-feira...

Cheiro Moreno será uma das atrações da Expocapixaba

A banda Cheiro Moreno promete agitar o público na Expocapixaba, evento que acontece no Parque da Cidade, em Laranjeiras, neste fim de semana. A...

Comediante Flávio Andradde se apresenta na Serra em show com ingressos esgotados

Nesta sexta-feira (24), o Pocar Comedy Night recebe o comediante Flávio Andradde: "O Tabacudo", às 21h, com o show "Jogando Conversa Fora". Conhecido por seu...

Viminas abre 33 vagas de emprego para todos os níveis e contratação imediata na Serra

A Viminas Vidros Especiais, uma das principais indústrias de vidros no Espírito Santo, está com uma força-tarefa de recrutamento em sua unidade no Civit...

Homens armados roubam carro com idosa na Serra

Na tarde desta terça-feira (21), homens roubaram um carro no bairro André Carloni, na Serra. Dentro do veículo estavam um homem e mãe dele,...

Comunicados – 22/01/2025

publicidade legal - 22-01-2025Baixar

Pablo Muribeca já soma R$ 520 mil em condenações por fake news e irregularidades eleitorais

A eleição de 2024 ainda está longe de terminar para o deputado estadual Pablo Muribeca (Republicanos). Até o momento, o então candidato a prefeito...

Conheça os parasitas de pele mais frequentes nos felinos

Os ectoparasitas mais comuns em gatos são aqueles que vivem na pele ou no pelo, causando desconforto, coceira e, em alguns casos, problemas de...
...