A morte prematura do vereador Cabo Porto (PSB) e de seus familiares abalou a Serra no sábado de carnaval (22). E passados pouco mais de uma semana, o assunto segue pautando agenda política. Dessa vez, foi o deputado estadual Alexandre Xambinho (Rede) que protocolou na Assembleia Legislativa um projeto para dá o nome de Porto – Jucélio Nascimento Porto, para o futuro Contorno de Jacaraípe x Nova Almeida (ES-115).
Na prática o PL de Xambinho acrescenta a previsão do nome de Cabo Porto ao anexo II da Lei nº 10.975, que regulamentou a denominação de logradouros e de patrimônios públicos como forma de homenagear a memória do vereador da Serra que morreu em decorrência de um acidente de trânsito.
O Futuro Contorno, que levará o nome de Cabo Porto está atualmente com as obras paralisadas, entretanto em outubro do ano passado o Departamento de Estradas e Rodagens do Espírito Santo (DER-ES) prometeu em reportagem do TEMPO NOVO que iria recomeçar a obra no primeiro semestre desse ano.
Paralisada há seis anos, o local chegou a receber terraplanagem e o custo da obra era estimado inicialmente em mais de R$ 100 milhões, mas com o passar dos anos está se deteriorando, o que pode fazer com que o valor mude futuramente.
Também em outubro de 2019 o Governo do Estado confirmou que iria iniciar as obras em 2020, mas não passou informações sobre valores que serão gastos. A rodovia será em pista dupla e vai contornar Jacaraípe, próximo ao Terminal da região e seguirá até Nova Almeida. Vale destacar que a construção foi iniciada na gestão anterior de Renato Casagrande (2011-2014) e foi interrompida pelo governo de Paulo Hartung (2015-2018).
Outra homenagem
Jucélio Nascimento Porto será o nome da Arena Riviera, no bairro Estância Monazítica, em Jacaraípe, cujas obras devem ser entregues pela Prefeitura da Serra ainda no primeiro semestre. A homenagem foi possível graças ao Projeto Lei 12/2020, aprovado na Câmara da Serra esta segunda-feira (2), por ocasião da primeira sessão após a morte do vereador.
O protejo tem a autoria de todos os vereadores e foi aprovado em regime de urgência especial, em duas sessões. O projeto foi aprovado por unanimidade.
Acidente que vitimou Cabo Porto e família
O vereador da Serra Cabo Porto morreu na tarde do último sábado (22) num acidente na rodovia BR-101 próximo a Jaguaré. O parlamentar viajava com a esposa e o filho de cinco anos que também faleceram no acidente, que ocorreu por volta das 12h42.
Segundo informações, o veículo do vereador, um HB 20, realizava ultrapassagem e colidiu de frente com uma carreta. O vereador, o filho e a esposa morreram na hora.
Jucélio Nascimento Porto estava em seu primeiro mandato como vereador da Serra e era cotado como pré-candidato à Prefeitura da Serra. Porto foi eleito vereador pela primeira vez em 2016, ficando na quarta posição dentre 456 candidatos. Fez ao todo 3.080 votos. Sua base eleitoral era na Grande Jacaraípe e era conhecido com a sua atuação como policial militar, do qual ingressou em 1996.
Aos 44 anos, Cabo Porto era um dos vereadores que mais se destacava na Câmara, tanto pela bandeira da segurança pública quanto por declarações efusivas e projetos que dividem opiniões, como a implantação de uma Escola Militar na Serra.