Na sequência do aniversário da cidade, comemorado no dia 8 de dezembro, vem a festa para São Benedito, que acontece há 173 anos no município e é composta de três atos: cortada, puxada e fincada do mastro. No domingo (9) acontece a cortada do mastro ao som das bandas de congo.
Neste dia haverá o tradicional cortejo saindo de São Domingos, passando pelas principais ruas da Sede até o prédio da Igreja Matriz. Por volta das 17h, os festeiros pedem permissão para os padroeiros São Benedito e Nossa Senhora da Conceição para darem início aos festejos.
Acompanham os devotos festeiros três juntas de bois enfeitadas com flores silvestres, que arrastam pelas ruas um enorme tronco representando o mastro de Santo Bino, como também é conhecido São Benedito. O evento conta com a participação de cavaleiros e amazonas.
Segundo a Associação das Bandas de congo da Serra, estarão participando do cortejo as bandas de congo Folclórico São Benedito, São Benedito de Santiago da Serra, São Benedito e Nossa Senhora do Rosário de Pitanga, Konschaça e Santo Expedito. A banda de música Estrela dos Artistas também é presença certa
Os festejos para o santo continuam no dia 15 com o desfile das bandas de congo mirim da Serra. No dia 24, tem Alvorada de Natal e muito congo. No dia 25, Missa de Natalm procissão e show com Jean e Juliano.
Já no dia 26, que é o dia de São Benedito e Dia do Serrano é feriado municipal. Haverá show nacional com Mano Walter, dono de sucesso, ‘Cavalo 4×4’, às 23h..
No dia 27, tem show com Fábio Carvalho e desfila de bandas congo.
A origem da Festa de São Benedito, contada por antigas narrativas populares, se dá a partir de um naufrágio de um navio negreiro na costa capixaba. Reza a lenda que os náufragos pediram proteção a São Benedito e se agarraram ao mastro da embarcação, que acabou trazendo-os à terra firme. Em gratidão, os sobreviventes fizeram a promessa de todo ano homenagear o santo pela graça obtida.