A maioria dos homens cresceu com a ideia de que ser vaidoso e cuidar da aparência é coisa apenas de mulher. Com o passar dos anos, essa crença caiu por terra e muitos homens estão quebrando paradigmas impostos pela sociedade e se tornando cada dia mais cuidadosos com a própria aparência. Alguns até fazem tratamentos estéticos e investem tempo e dinheiro para ficarem mais bonitos, apesar de ainda existirem preconceitos.
Ex-morador da Serra e atualmente residindo em Jardim Camburi, Felippe Nascimento Vaz é um dos homens que romperam a barreira do preconceito e hoje faz diversos tratamentos estéticos. Ele conta que, no início, teve vergonha de procurar uma clínica de estética, mas não pensa em parar de realizar os procedimentos. “Antes do primeiro procedimento tive um pouco de vergonha por ser homem e a maioria desse público ser formada por mulheres. Mas logo na primeira sessão vi melhora significativa em meu rosto, o que me motivou a continuar e a fazer até hoje. Não vejo a limpeza de pele como vaidade, mas como saúde”, argumenta.
Diego Dias, de Novo Horizonte, também realiza tratamentos estéticos regularmente e afirma não ter mais vergonha de cuidar de si mesmo. “Faço tratamentos estéticos regularmente, vejo que é muito importante para minha saúde e até mesmo para minha autoestima. Já fiz limpeza de pele, sobrancelha, peeling, microagulhamento e detox. Me sinto bem e pretendo continuar cuidando de mim mesmo; não tenho vergonha”, afirma.
A proprietária da Estética Avançada Estefani Tinelli, que fica em Laranjeiras, confirma que a procura de homens por tratamentos estéticos tem crescido, mas afirma que ainda existe preconceito. “Acredito muito que estereótipos são feitos para serem quebrados e percebo que aos poucos o homem tem saído da posição de ‘homem não se cuida’ e tem investido um pouco mais nele. Existe ainda um pouco de preconceito, vergonha de ser visto fazendo algum procedimento e medo de ouvir comentários de amigos e familiares. Mas a procura de homens no mercado estético tem crescido”, explica Estefani.
A empresária ainda disse que procedimentos no rosto são os mais procurados. “Limpeza facial, sobrancelhas, peelings, microagulhamentos, depilações a laser… Hoje existem muitas opções de tratamento para o homem. Ainda há uma procura maior para procedimentos no rosto, como estes que comentei agora; mas o corpo também faz parte do bem estar e deve ser incluído no pacote de cuidados. Homem moderno é homem que se cuida”, defende.