Categories: Notícias

Homicídios crescem quase 40% na Serra

O menor Rhoger M. Ferreira foi executado no último dia 26, em Nova Almeida. Foto: Divulgação

por Thiago Albuquerque

Os meses de janeiro e fevereiro de 2015 juntos somam 59 dias. Por muito pouco os assassinatos na Serra nesses dois primeiros meses do ano não superaram a marca de um por dia: foram 57 homicídios.

Outro número que assusta é o aumento de assassinatos em fevereiro. E coincidiu com o anúncio no corte de combustível para viaturas da PM no mês. Enquanto em janeiro 24 pessoas foram mortas, 33 tiveram a vida retirada de forma violenta em fevereiro, um crescimento de 37,5%. Os números de janeiro foram confirmados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp).

Já os de fevereiro não são oficiais, eles foram compilados de forma independente pela reportagem. A Sesp só deve divulgá-los no final da 1ª quinzena de março.

As 33 mortes levantadas em fevereiro aconteceram em 26 bairros diferentes.   A média de idade dos assassinados é de 21,9 anos. Um terço deles tinha menos de 20 anos. Outro terço era de jovens entre 20 e 30 anos. E 24,24% dos mortos tinha mais de 30 anos.

O restante, 15,15%, não tiveram a idade identificada.  Mais uma vez a diferença entre homens e mulheres foi grande. Dos mortos, 27 são do sexo masculino contra seis do sexo feminino. O dia mais violento de fevereiro foi o sábado com 9 assassinatos – 27,27% do apurado no mês.

Combustível

O crescimento do número de homicídios em fevereiro na Serra coincide com o anúncio da redução de combustível para as viaturas da Polícia Militar anunciado pelo Governo Estadual. Em algumas cidades capixabas a redução foi de 20%.

No 6º Batalhão, responsável pelo policiamento da Serra, a redução anunciada foi de 55%. O ofício do Comando da PM ao 6 Batalhão determinando a redução foi enviado no último dia 06 de fevereiro.

Apesar da ampla divulgação do assunto na imprensa, inclusive do decreto do Governo e do ofício encaminhado ao 6º Batalhão, a assessoria de imprensa de Sesp negou que tenha ocorrido corte de combustível em viaturas da PM no ES.

Veja na tabela abaixo detalhada das vítimas de homicídios da Serra:

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

11 horas atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

12 horas atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

12 horas atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

12 horas atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

1 dia atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

1 dia atrás