Finalmente o governo do ES e a Cesan enxergaram o óbvio e anunciaram a construção de uma represa no rio Jucu para garantir o abastecimento da Grande Vitória em períodos críticos. Aqui vale o antigo ditado popular ‘antes tarde do que nunca’. A previsão é que a represa para atender um milhão de pessoas em Vila Velha, Cariacica e a parte da ilha do município de Vitória, fique pronta em 2019.
A construção de reservatórios de água para suprir a Grande Vitória vem sendo negligenciada pelos governos há anos. A demanda só vem aumentando com a expansão urbana, nas indústrias e na agricultura. E a capacidade solo de reter água só reduziu, por conta do desmatamento e da necessidade de abrir novas frentes agrícolas.
Sem contar os consistentes sinais climáticos, que apontam para um ES cada vez mais quente e seco, onde as chuvas tendem a se concentrar com volumes violentos em poucos dias ou horas.
No caso da Serra, atendida pelo hoje moribundo rio Santa Maria, o acaso ajudou. A represa de Rio Bonito, construída na década de 1960 para ser hidrelétrica, virou reservatório improvisado para impedir que a cidade ficasse com as torneiras secas. Mesmo assim a Cesan vai captar água no Reis Magos para reforçar. Mas reservar não é tudo: a qualidade da água desses rios precisa ser urgentemente melhorada.
A concentração está marcada para as 15h, na Praça do Trabalhador, no Bloco A/ Foto: Reprodução Redes Sociais Neste sábado…
Ao todo, são nove postos de salva-vidas nas praias da Serra. Foto: Fernando Rubim A Serra fechou o verão com…
O parque conta com três quadras e um campo society/ Foto: Divulgação O agendamento para o uso das quadras do…
Deve declarar o Imposto de Renda quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 30.639,90 ao longo de 2024. Crédito: Freepik…
O Sindicato dos Ferroviários do Espírito Santo e Minas Gerais (Sindfer ES/MG) vai realizar mais um grande sorteio para os…
O gato de energia abastecia cinco lojas no bairro da Serra e o proprietário do imóvel será responsabilizado e pode…