A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o tratamento de pacientes com a Covid-19 voltou a subir e acendeu alerta vermelho na Serra. A situação mais preocupante ocorre no Hospital Dório Silva, em Parque Residencial Laranjeiras. Na unidade, o índice atingiu os 88%. As informações foram divulgadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e são parecidas com as registradas pouco antes da situação em todo o estado piorar e ser necessário quarentena de várias semanas.
Ao todo, a cidade possui 276 pessoas internadas em UTIs, mas nem todas estão no Dório Silva, pois também há muitos infectados no Hospital Dr. Jayme dos Santos Neves, em Morada de Laranjeiras. Na unidade de Laranjeiras, são 66 em Unidades de Terapia Intensiva e 25 em enfermaria. Já no centro de referência para Covid-19, em Morada, são 210 em UTIs e 50 em enfermaria.
Nesses dois hospitais, o Governo do Estado oferece 493 leitos de UTI e enfermaria para o tratamento de pacientes com coronavírus. No total, a taxa média de ocupação na cidade chega aos 71%. Vale ressaltar que, de acordo com o Estado, não há nenhum colapso ou superlotação de leitos hospitalares na Serra e nem em outras cidades capixabas neste momento.
A Serra também conta com mais um hospital exclusivo para o atendimento de pacientes com Covid-19. Trata-se do Materno Infantil, em Colina de Laranjeiras, que já está funcionando, mas o Governo do Estado não divulga informações sobre ocupação de leitos na unidade.
Atendimento a outras doenças
Já os leitos que atendem outros tipos de comorbidades no Jayme estão com capacidade ocupada em 73,67%. De enfermaria, são 166 leitos, sendo que 96 estão ocupados. Já os de UTI, são 305 leitos, sendo que 251 estão ocupados.
No Dório Silva, leitos para outras doenças estão com a ocupação em 87,55%. De enfermaria, são 130 leitos, sendo que 111 estão ocupados. Já os de UTI, são 103 leitos, sendo que 93 estão ocupados.
Coronavírus na Serra
Na cidade, já são 58.988 moradores que foram infectados pelo coronavírus, 1.229 mortos e 56.843 considerados curados da doença. Também existem outros 38.419 pacientes com suspeita. No momento, eles aguardam os resultados dos exames já realizados. A Serra é a segunda cidade com mais óbitos por Covid-19 no Espírito Santo. Além disso, também é o município com mais contaminados.
- Os dados desta matéria são referentes as atualizações de dados disponíveis pelo Estado até o início da tarde desta terça-feira (18).