O Hospital Dr. Jayme dos Santos Neves, em Morada de Laranjeiras, na Serra, vai receber 22 pacientes com coronavírus de Manaus, capital do Amazonas. A cidade vive um colapso no sistema de saúde e, segundo médicos, a falta de oxigênio já matou pessoas que estavam internadas para serem tratadas da Covid-19. Nesse cenário estarrecedor, a Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa) disponibilizou 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para socorro das vítimas.
Mais cedo, o Governo do Estado não havia detalhado em quais hospitais essas pessoas seriam internadas. Entretanto, pouco depois, o secretário de Saúde, Nésio Fernandes, informou que 22 desses leitos ficam no Hospital Jayme dos Santos Neves. Dessa forma, a Serra será ponto de refúgio para pacientes do Amazonas. Por lá, os hospitais entraram em colapso e falta até oxigênio para vítimas do coronavírus.
O anúncio da disponibilidade de leitos foi feito pelo governador Renato Casagrande (PSB) na tarde desta quinta-feira (14). “O Espírito Santo está disponibilizando 30 vagas de UTI-COVID para atender pacientes do Amazonas. Temos condições de recebê-los a partir desta madrugada. O momento exige solidariedade e união dos Estados em prol das vidas humanas”, explicou o chefe do executivo capixaba.
Vale destacar que o Hospital Jayme é referência no tratamento para o coronavírus em todo o Espírito Santo. Nésio Fernandes se manifestou sobre a ajuda em vídeo.
Leia também: Casagrande libera leitos de UTI’s do ES para socorrer pacientes de Manaus com coronavírus
Atualmente, segundo a Secretaria de Saúde, o Jayme está com 75,86% de ocupação dos leitos de UTI e enfermaria para coronavírus. A situação está amena, se for comparada com o dezembro de 2020, onde a unidade hospitalar quase bateu 90% de ocupação.
Nesta quinta-feira, a situação voltou a se agravar em Manaus. De acordo com profissionais de saúde que trabalham no atendimento de pacientes com coronavírus, pessoas estão morrendo devido à falta de balões de oxigênio.
Segundo matéria do jornal ‘Folha de São Paulo’, alguns pacientes estão sendo “ambuzados”, ou seja, recebendo oxigenação de forma manual, já que os respiradores estão sem oxigênio. Médicos e enfermeiros ainda afirmam que mais mortes devem acontecer nas últimas horas.
Foto: Divulgação Salão Aline Bianca A empresária Aline Bianca passou mal e acabou morrendo após desfilar como musa da escola…
O acidente com o ônibus do Transcol deixou feridos e mobilizou helicóptero para o resgate das vítimas. Crédito: Divulgação Um…
O acidente aconteceu na Avenida Norte Sul, na Serra. A motociclista perdeu o controle e foi atropelada por um ônibus…
O caso aconteceu em uma distribuidora de bebidas na Serra/ Divulgação Semma Na noite de quinta-feira (20), a equipe de…
Jogador de 16 anos foi bicampeão capixaba de basquete em duas categorias. Fã de Kobe Bryant e SGA, atleta é…
Um homem foi à Escola Municipal de Ensino Fundamental Jonas Faria, localizada em Nova Carapina I, na Serra, e ameaçou…