Especial: pandemia de coronavírus

Hospital da Serra vai receber pacientes de Manaus com coronavírus

Dr. Jayme dos Santos Neves é um dos hospitais referências para o tratamento do coronavírus. Foto: Arquivo TN

O Hospital Dr. Jayme dos Santos Neves, em Morada de Laranjeiras, na Serra, vai receber 22 pacientes com coronavírus de Manaus, capital do Amazonas. A cidade vive um colapso no sistema de saúde e, segundo médicos, a falta de oxigênio já matou pessoas que estavam internadas para serem tratadas da Covid-19. Nesse cenário estarrecedor, a Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa) disponibilizou 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para socorro das vítimas.

Mais cedo, o Governo do Estado não havia detalhado em quais hospitais essas pessoas seriam internadas. Entretanto, pouco depois, o secretário de Saúde, Nésio Fernandes, informou que 22 desses leitos ficam no Hospital Jayme dos Santos Neves. Dessa forma, a Serra será ponto de refúgio para pacientes do Amazonas. Por lá, os hospitais entraram em colapso e falta até oxigênio para vítimas do coronavírus.

O anúncio da disponibilidade de leitos foi feito pelo governador Renato Casagrande (PSB) na tarde desta quinta-feira (14). “O Espírito Santo está disponibilizando 30 vagas de UTI-COVID para atender pacientes do Amazonas. Temos condições de recebê-los a partir desta madrugada. O momento exige solidariedade e união dos Estados em prol das vidas humanas”, explicou o chefe do executivo capixaba.

Vale destacar que o Hospital Jayme é referência no tratamento para o coronavírus em todo o Espírito Santo. Nésio Fernandes se manifestou sobre a ajuda em vídeo.

Leia também: Casagrande libera leitos de UTI’s do ES para socorrer pacientes de Manaus com coronavírus

Atualmente, segundo a Secretaria de Saúde, o Jayme está com 75,86% de ocupação dos leitos de UTI e enfermaria para coronavírus. A situação está amena, se for comparada com o dezembro de 2020, onde a unidade hospitalar quase bateu 90% de ocupação.

Colapso em Manaus

Nesta quinta-feira, a situação voltou a se agravar em Manaus. De acordo com profissionais de saúde que trabalham no atendimento de pacientes com coronavírus, pessoas estão morrendo devido à falta de balões de oxigênio.

Segundo matéria do jornal ‘Folha de São Paulo’, alguns pacientes estão sendo “ambuzados”, ou seja, recebendo oxigenação de forma manual, já que os respiradores estão sem oxigênio. Médicos e enfermeiros ainda afirmam que mais mortes devem acontecer nas últimas horas.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Eleições 2024: Após decisão do TRE, candidatos da Serra ficam fora da propaganda na TV

Apesar dos seus mais de 200 mil eleitores e da possibilidade de segundo turno, a Serra continua fora da propaganda…

12 horas atrás

Violência no trânsito da Serra registra redução de 20% no primeiro semestre de 2024

O número de acidentes com vítimas fatais continua em queda na Serra. Mesmo a cidade figurando em primeiro lugar como…

15 horas atrás

“Lordose pra Leão” lança ‘Os Ratos São Humanos’, single de seu sexto álbum

A banda Lordose Pra Leão, ícone do punk capixaba e do país, acaba de lançar o single "Os Ratos São…

17 horas atrás

Anizio expõe a fragilidade da vida e das relações em seu 1º EP que lançado nesta terça

A fragilidade da vida e das relações amorosas serviram de inspiração para as canções de “Efêmero”, 1º EP do cantor…

17 horas atrás