A partir desta quarta-feira (3), a Serra vai receber mais 15 pacientes oriundos de outro estado para serem cuidados de complicações causadas pela Covid-19. Tratam-se doentes que moram em Santa Catarina – onde o sistema de saúde entrou em colapso e faltam leitos para atender toda a demanda de internações por coronavírus. O anúncio foi feito pelo governador, Renato Casagrande (PSB), na tarde desta segunda-feira (1).
Os 15 infectados serão trazidos para o Hospital Dr. Jayme dos Santos Neves, em Morada de Laranjeiras, na Serra, onde ficarão internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). De acordo com Casagrande, o Espírito Santo possui cerca de 15 leitos para atender outros estados sem que a rede estadual de Saúde seja prejudicada.
“Hoje abrimos 15 leitos para pacientes de Santa Catarina. Temos próximo de 45 leitos à disposição para ajudar os outros Estados. Tenho certeza que, se em algum momento precisarmos, esses Estados poderão nos ajudar. Estamos vendo o crescimento da pandemia no Brasil todo, algumas regiões está com situação crítica. Vamos pedir ao congresso para que ajude na coordenação nacional da pandemia: a compra de vacinas, articulação internacional, entre outros”, destacou.
O governador ainda afirmou que, dos 36 pacientes transferidos do Amazonas, em janeiro, apenas um segue em tratamento no Hospital Jayme. Além dele, também há pacientes vindos de Rondônia. Os dois estados também estão em situação crítica por conta do coronavírus e vivem cenários estarrecedores.