O hospital estadual Jayme Santos Neves, localizado em Morada de Laranjeiras, está sem cirurgião pediatra desde o último sábado (05). É que o contrato entre a gestora do hospital, a Associação Evangélica Beneficente Espírito Santense (Aebes) e a Cooperativa dos Cirurgiões Pediátricos do ES (Coopercipes) não foi renovado. Com isto, 15 médicos deixaram de atuar na Utin Neonatal do hospital.
Segundo a assessoria de imprensa da Aebes, a Utin possui 40 leitos, além de outros 60 leitos de maternidade. Em nota a entidade disse que a Utin não foi fechada e o atendimento segue normalmente, exceto nos casos em que demandam intervenção cirúrgica em que, por força de lei, só o cirurgião pediátrico pode realizar.
A Aebes disse que, em média, são de 6 a 8 casos desses por mês no Jayme e que até a noite da última terça (08) ainda não havia aparecido nenhum caso desde o encerramento do contrato. Informou ainda que caso algum bebê necessite do serviço, o mesmo será transferidos para outros hospitais da Grande Vitória que possam fazê-lo.
A assessoria da Aebes não informou os motivos da não renovação do contrato nem estipulou prazo de quando o serviço será retomado. Mas, uma fonte ligada à administração da entidade, disse que o entrave foi o valor do reajuste pedido pela Coopercipes.
A reportagem procurou a Coopercipes na manhã desta quarta – feira (09) e foi informado por uma atendente de que a presidente da entidade, Kátia Carvalho, falará sobre o assunto nesta quinta (10).
Deputados
Dois deputados da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do ES estivaram na manhã desta terça (08) na Utin do Jaime Santos para verificar a situação. Hudson Leal (PTN) e Hércules da Silveira (PMDB), este último o presidente da Comissão.
O deputado Hudson disse que o assunto está sendo discutido no âmbito da Comissão, que ainda irá decidir o encaminhamento que dará ao caso. Já o deputado Hércules da Silveira não retornou as ligações.