Categories: Arquivo

Hospital particular condenado por mau atendimento a grávida

Um hospital particular da Serra foi condenado a indenizar uma paciente em R$ 30.000, por danos morais sofridos em razão de atendimento inadequado. A paciente, com 40 semanas de gestação, teria se dirigido ao hospital em razão de um sangramento e, após ser atendida pelo clínico geral, este a teria encaminhado para um especialista em obstetrícia. Entretanto, como não havia nenhum especialista de plantão, foi recomendado que a autora procurasse outro estabelecimento. O fato ocorreu em 2013.

Segundo informações da assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça do ES, a juíza de direito da 4ª Vara Cível de Serra condenou o hospital que em sua defesa, alegou que não possui maternidade e/ou especialista em obstetrícia para atendimento em pronto socorro, mas tão somente escala de sobreaviso para atendimento a pacientes internados, que o quadro da requerente não era de urgência ou emergência e, ainda, que houve regular atendimento da requerente.

A magistrada, no entanto, entendeu que as informações constantes do prontuário da paciente já indicavam a urgência do caso e, ainda, que o clínico geral teria tentado, sem sucesso, contato com o especialista em obstetrícia/ginecologia.

A juíza levou em conta, ainda, que como a requerente é usuária de plano de saúde, o hospital deveria ter solicitado à operadora que providenciasse a remoção da mesma para outro estabelecimento que pudesse dar continuidade ao atendimento, o que não teria ocorrido. “Diante de todos esses acontecimentos é de seu presumir a intensa angústia da requerente, em adiantado estado gravídico e com dilatação e sangramento, relegada ao abandono no meio da madrugada, alijada dos serviços a que tinha direito, sem informação adequada, tendo que se deslocar a outro Município para atendimento, sob o risco de comprometer o parto ou de causar sofrimento desnecessário ao feto”, destacou a magistrada.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Eleições 2024: confira os documentos válidos para este domingo (27)

A carteira de identidade é um dos documentos oficiais aceitos no dia da votação. Foto: Divulgação Entre 8h e 17h…

13 horas atrás

Sindijores repudia censura ao jornal Tempo Novo e defende a liberdade de imprensa

Jornal Tempo Novo está sob censura, após decisão da juíza Telmelita Guimarães, que atendeu pedido do candidato Pablo Muribeca. O…

19 horas atrás

Feira reúne jovens empreendedores em shopping da Serra

As criações são resultado do aprendizado e da dedicação dos adolescentes, que tiveram a oportunidade de se aprofundar no universo…

19 horas atrás

Centro Cultural abre inscrições para artistas se apresentarem no Viradão Cultural em novembro

Em novembro, o Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo, na Serra, vai celebrar oito anos de existência com o…

21 horas atrás

Atividade Paralela agita noite de sexta em pub de Laranjeiras

Vai ter rock and roll nesta sexta-feira (25) em Laranjeiras, na Serra. O evento será no Garage Pub, a partir…

21 horas atrás

Forrozeiro Luiz Marreta lança nova música e fará show na Serra em dezembro

Na canção intitulada "O Sheik do Forró", Luiz Marreta, mistura a malandragem do rap carioca com o swing nordestino. Crédito:…

22 horas atrás