[secondary_title]

Hotel clandestino para animais é interditado em Vitória por maus-tratos

- PUBLICIDADE-

A CPI dos Maus-Tratos Contra os Animais da Assembleia Legislativa, em uma ação conjunta com a Secretaria de Bem-estar Animal de Vitória interditou o Dog Hotel, estabelecimento veterinário sem alvará de funcionamento e com flagrantes de práticas de maus-tratos, em Jardim Camburi.

A ação ocorreu no fim da tarde da quinta-feira (13), após denúncias recebidas pela CPI serem encaminhadas ao Ministério Público Estadual e à prefeitura de Vitória que, por meio da gerente de bem estar animal, Katiuscia Oliveira e do veterinário Marcelo Carvalho, constatou os maus-tratos, a insalubridade e falta de adequação sanitária do local.

Os 13 cães encontrados no hotel clandestino foram retirados e encaminhados ao Rancho Bela Vista, que tem contrato com o município. Dentre os casos mais graves encontrados está o de um cão sem raça definida, que é deficiente e estava bastante debilitado, com feridas expostas e sem sinais recentes de tratamento.

“Esse dito Hotel na verdade não tem a menor estrutura para receber esses animais. Apesar de a proprietária ser médica veterinária com registro no Conselho Regional da categoria. O que vemos ali não é uma postura condizente com o que se espera de um profissional da saúde animal”, declarou a deputada Janete de Sá, presidente da CPI.

Além dos cães foram retirados do local dois gatos e um jabuti. Ainda de acordo com a denúncia recebida, as fêmeas – algumas flagradas na diligência em baias apertadas e sem condições de mobilidade – eram usadas com fins de procriação sem receber os cuidados veterinários necessários. Os filhotes “de raça”, por sua vez, eram posteriormente comercializados. A proprietária do Dog Hotel foi encaminhada para o DPJ de Vitória para prestar depoimento.

Segundo relato de presentes na diligência a proprietária do Dog Hotel, no momento da fiscalização evadiu-se do local com seis animais de pequeno porte dentro de um veículo e retornou posteriormente ao local sem os animais.

A CPI solicitará a delegacia de meio ambiente a abertura de inquérito policial para apuração dos fatos que serão encaminhados ao Ministério Público para oferecer denúncia e pedido de abertura de processo criminal por maus-tratos e comércio ilegal de animais.

Também será encaminhado ao CRMV pedido de abertura de processo para investigação de prática delituosa e negligência profissional para fins de cassação de registro.

De acordo com informações da assessoria da deputada Janete de Sá, a veterinária responsável pelo estabelecimento foi presa e solta sob pagamento de fiança de R$ 5 mil. A ordem judicial também proíbe a veterinária de sair da Grande Vitória sem autorização.

A deputada Janete de Sá, que preside a CPI lamenta a decisão da Justiça que concedeu nesta sexta-feira (14), alvará de soltura a médica veterinária Melissa Ferreira de Andrade.

“Infelizmente as pessoas que praticam o crime de maus-tratos contra cães e gatos são soltas nas audiências de custódia. Mesmo com a veterinária em liberdade vamos continuar trabalhando para que a Lei Sansão seja cumprida e que a médica seja condenada pelo crime que cometeu. A CPI trabalha incessantemente para dar vez e voz aos animais em nosso Estado. Tolerância Zero à violência contra os Animais”.

A Lei Sansão, em vigor no país, prevê pena de 2 a 5 anos de prisão para quem maltrata cães e gatos. Denúncias como a que deu origem a esta ação podem ser encaminhadas à CPI dos Maus-Tratos Contra os Animais pelo email: defesadosanimaises@gmail.com.

Comunicado – 19/11/2024 – 2ª edição

publicidade legal - 19-11-2024 - 2ª ediçãoBaixar

Os impactos da escala 6×1 na saúde mental dos trabalhadores

Por Nilson Sant'Ana Aliprandi Nos últimos anos, a escala 6x1 tem sido cada vez mais adotada em diversas empresas, especialmente em áreas como serviços e...

Vereadores eleitos da Serra destacam estabilidade política e declaram voto em Saulinho para presidente da Câmara

Se não houver desistências ou traições, o vereador Saulinho da Academia (PDT) deve ser reeleito presidente da Câmara da Serra. Até o momento, 15...

Vale abre vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade; se inscreva

A mineradora Vale abriu novas vagas de emprego para contratação imediata em várias cidades do país. As oportunidades contemplam uma ampla gama de cargos...

Bares da Serra preparam agenda especial para a véspera de feriado da Consciência Negra

O Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, homenageia Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, morto em 1695. Este...

Estado oferta concurso público com 600 vagas de nível médio e salários de R$ 4.700

O Governo do Estado anunciou abertura de um novo concurso público com 600 vagas de nível médio. O edital vai ofertar remuneração inicial de...

Dia da Consciência Negra terá programação especial nas Ruínas do Queimado, na Serra

Nesta quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra, a Serra será palco de uma programação especial nas Ruínas do Queimado, local que simboliza a maior...

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona na Serra

Nesta quarta-feira (20), o Brasil celebra Dia da Consciência Negra, pela primeira vez como feriado nacional. Com isso, órgãos públicos, shoppings e comércios de...

Prêmio Equilibrista 2024 traz nova categoria e será no próximo dia 27

O Prêmio Equilibrista, promovido pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Espírito Santo (Ibef-ES), chega à sua 30ª edição como um dos eventos...
...