Direito e Cidadania

Identificados criminosos que ameaçaram senadores

Nesta última quinta-feira o Senador Capixaba Marcos do Val comunicou que a Polícia Legislativa do Senado Federal identificou os responsáveis pelas ameaças aos Senadores da República Eduardo Girão, Eliziane Gama e Simone Tebet, que se demonstraram contrários à regulamentação do porte de arma de fogo para CACs (caçadores, atiradores e colecionadores) no Brasil através do Projeto de Lei (PL) nº 3723/19.

O Senador já havia suspendido a tramitação do projeto enquanto não fossem concluídas as investigações que procuravam os responsáveis pelas ameaças e, nesta quinta, revelou quem são os CAC’s (criminosos) que ameaçaram os senadores.

Os dois homens foram identificados como sendo um vigilante de Alagoas que possui três armas de fogo em seu nome, e um morador de São Paulo, que segundo informações possui processo em andamento para a aquisição de arma de fogo.

Nas palavras do Senador Marcos do Val:

“De forma bem objetiva, eles vão perder direito de posse, de porte ou de serem CACs. Nós precisamos, com essa construção que nós vamos fazer na segunda-feira em uma reunião no gabinete, achar uma solução para aumentar penalidade aos que são CACs ou têm porte e posse de armas cedidos pela Polícia Federal e que cometem ameaça, seja pessoalmente, seja em redes sociais – explicou o senador, que elogiou a agilidade das investigações e disse esperar um consenso para que o projeto possa ser votado.”

O PL nº 3723/19 (PL das Armas) de iniciativa do Poder Executivo, altera a Lei nº 10.826/03 (Estatuto do Desarmamento), que dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, sobre o Sistema Nacional de Armas (Sinarm) e define crimes, e o Código Penal, bem como revoga dispositivos das Leis nº 7.102/83, e 7.170/83.

O PL é bastante amplo e contém aspectos técnicos bastante discutíveis, mas o que mais tem chamado atenção dos envolvidos é a possibilidade de concessão de porte de arma de fogo para a categoria dos CAC’s, que possui bastante resistência por parte de alguns senadores.

A ação desses dois irresponsáveis, que de forma alguma representa os verdadeiros CAC’s do Brasil, traz um prejuízo enorme a um debate que envolve muito mais que direitos ou prerrogativas para um determinado grupo, envolve uma discussão ampla sobre o direito constitucional e natural à legítima defesa com a única ferramenta hábil a igualar homens e mulheres.

Com certeza o espírito de corpo que existe dentro do Senado Federal fará a caminhada do PL 3723/19 mais difícil, deixando a posição do Senador Marcos do Val a favor do projeto, mais complicada de ser defendida.

Bruno Puppim

Bruno Puppim é advogado

Últimas postagens

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

16 horas atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

16 horas atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

16 horas atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

17 horas atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

1 dia atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

1 dia atrás