
Uma tragédia marcou a última sexta-feira (14) no bairro Castelândia, na Serra. Luzia Dalcin, de 83 anos, morreu após sofrer graves queimaduras ao tentar conter um incêndio que consumiu materiais recicláveis acumulados na casa da família. A suspeita é de que o fogo tenha sido provocado de forma criminosa.
Segundo relatos de familiares, o filho da idosa, que trabalha com reciclagem, havia saído de casa por volta das 9h30 para ir à feira. Quando retornou, por volta das 13h30, encontrou a mãe gravemente ferida, agachada e com o corpo queimado. Luzia ainda agonizava após tentar conter as chamas com uma mangueira.
A idosa foi socorrida e encaminhada ao Hospital Jayme Santos Neves, também na Serra, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu na madrugada de sábado (15).
Familiares relatam que essa não foi a primeira vez que materiais recicláveis do filho foram incendiados. Ele havia interrompido a coleta após reclamações de vizinhos e um episódio anterior de incêndio no local, mas retomou a atividade recentemente.
“É muito triste perder alguém que amamos dessa forma. Ela não morreu por uma doença, mas queimada por causa de um criminoso”, desabafou um parente da idosa, em conversa com o Jornal Tempo Novo.
A Polícia Civil informou que investiga o incêndio ocorrido na casa da idosa da Serra, mas, para preservar a apuração, não divulgará mais detalhes. Reforçou ainda que a população pode contribuir com informações por meio do Disque-Denúncia 181, canal seguro e sigiloso onde não é necessário se identificar. Também é possível enviar denúncias pelo site do serviço, anexando imagens e vídeos que possam auxiliar na investigação.