A pandemia do novo coronavírus não está impedindo que os idosos voltem às urnas para decidir o futuro da Serra. Equipes do TEMPO NOVO registraram um comparecimento em massa da terceira idade nas escolas do município. A votação começou às 7 horas deste domingo (29) e até as 10h a preferência é atender os mais velhos.
No Aristóbulo Barbosa Leão, em Jardim Limoeiro, muitos eleitores já estão comparecendo. No entanto, a reportagem constatou que medidas de segurança estão sendo tomadas, como uso obrigatório de máscara, distruibuição de álcool em gel e a manutenção do distanciamento social.
A leitora do jornal, Idalina Barbosa, já esteve por lá para votar em seu candidato a prefeito. “Para minha surpresa, está tendo um comparecimento ótimo dos idosos. Alguns filhos estão acompanhando os pais e votando também. Já as crianças ficam nos carros ou do lado de fora”, destacou a moradora da região.
A reportagem também constatou uma grande presença de idosos na escola Maria Penedo, em Valparaíso, e Luiz Batista, em Jardim Tropical. Na Apae de Laranjeiras, muitos eleitores também já estão comparecendo. Em todos esses locais, não havia aglomerações.
Medidas de segurança contra o coronavírus
Conforme já informado anteriormente pelo TEMPO NOVO, o uso de máscara é extremamente obrigatório para que o eleitor possa votar. Quem estiver sem, será impedido de entrar na sala de votação. Além disso, a Justiça Eleitoral orienta que cada pessoa leve sua própria caneta. Essas medidas são para evitar a proliferação do coronavírus. Em todos os locais, há álcool em gel disponibilizado à população.
Vale lembrar que o horário de votação também estendido em uma hora. Começou às 7 horas e vai até as 17 horas. Sendo que do horário de 7hs às 10hs, é preferencial para pessoas maiores de 60 anos e de 10hs às 17h, para o público normal. No entanto, não há horário exclusivo para nenhum público e qualquer eleitor poderá votar durante todo o período.
O fluxo de votação está ocorrendo com distanciamento mínimo de um metro na fila e também dentro da seção, entre mesários e eleitores; apresentação do documento oficial com foto à distância; orientação para o eleitor usar a própria caneta para assinar o caderno de votação e higienização das mãos do eleitor antes de fazer essa assinatura.
Quando a urna for habilitada, o eleitor deverá se dirigir à cabine de votação, digitar o número do seu candidato e apertar a tecla “confirma” após cada voto. Ao final, deverá higienizar as mãos com álcool em gel novamente e se retirar da seção eleitoral.