Ifes abre 4 mil vagas de cursos técnicos gratuitos; veja como se inscrever
O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) oferta 4.117 vagas em cursos técnicos integrados (Edital 53/2024) e técnicos concomitantes e subsequentes (Edital 54/2024). A seleção é para ingresso no 1º semestre de 2025, com oportunidades em 22 campi do Ifes em todo o estado. Os editais foram divulgados nesta quinta-feira (1º).
As inscrições começam a partir de segunda-feira (5) e vão até o dia 13 de setembro. A taxa de inscrição para o PS 53/2024 (Técnicos Integrados) é no valor de R$ 85. Para o PS 54/2024 (Técnicos Concomitantes e Subsequentes), o valor da taxa é de R$ 65.
Os candidatos que desejam pedir a gratuidade (isenção) da taxa de inscrição devem estar atentos ao prazo: de 5 a 30 de agosto. O pedido deve ser feito no sistema, ao final da inscrição no processo seletivo.
Quem pode se inscrever nos cursos técnicos gratuitos?
Os técnicos integrados são aqueles em que o estudante faz um curso técnico (formação profissional) junto com o ensino médio e, por isso, para se inscrever, precisa ter terminado o ensino fundamental.
Os cursos técnicos concomitantes podem ser feitos por quem ainda está cursando o 2º ou 3º ano do Ensino Médio em outra escola e deseja fazer ao mesmo tempo o curso técnico no Ifes. Já os cursos técnicos subsequentes são aqueles que podem ser feitos por quem já concluiu o Ensino Médio e pretende fazer apenas o curso técnico no Ifes.
O edital do processo seletivo para cursos técnicos integrados para jovens e adultos (Proeja) já foi divulgado e as inscrições começam no dia 2 de setembro. Os cursos técnicos Proeja são voltados a pessoas com mais de 18 anos e que não possuem o Ensino Médio, conforme apurado pelo Jornal TempoNovo.
A seleção para os cursos técnicos integrados (Edital 53/2024) será com prova objetiva, com 40 questões. A prova será realizada no dia 20 de outubro.
O processo de seleção para os cursos técnicos concomitantes e subsequentes (Edital 54/2024) será por análise de histórico.
Cotas
As cotas são chamadas de Ações Afirmativas (AA) e têm subdivisões de acordo com critérios de renda, cor/raça/etnia e pessoas com deficiência. A legislação vigente prevê a reserva de vagas para ações afirmativas (cotas). As pessoas candidatas inscritas em vagas de cota concorrem primeiro para as vagas da ampla concorrência. Se não conseguirem a nota necessária, então concorrem nas vagas de cotas.
Informática para Internet (Integrado) – Integral: 40 vagas
Meio Ambiente (Integrado) – Integral: 40 vagas
São Mateus:
Eletrotécnica (Integrado) – Matutino: 32 vagas
Eletrotécnica (Concomitante) – Noturno: 36 vagas
Mecânica (Integrado) – Matutino: 64 vagas
Mecânica (Concomitante) – Noturno: 36 vagas
Venda Nova do Imigrante:
Administração (Integrado) – Matutino: 96 vagas
Agroindústria (Integrado) – Matutino: 96 vagas
Viana:
Logística (Integrado) – Vespertino: 70 vagas
6 meses atrás
Gabriel Almeida
Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.