A pandemia causada pelo coronavírus voltou a crescer em todo o Brasil, inclusive no Espírito Santo. E na Serra, não é diferente: a cidade vem registrando altos números diários de moradores infectados pela doença. Entretanto, isso parece não preocupar os milhares de serranos que deixaram suas compras para última hora e estão se aglomerando em Parque Residencial Laranjeiras desde a manhã desta quinta-feira (24) – véspera de Natal.
Enquanto isso ocorre, a cidade atinge as 628 mortes causadas pelo coronavírus, além dos 28.253 casos confirmados e 33.969 pacientes com suspeita de estarem infectados pelo vírus. A Serra também é o segundo município com o maior número de pessoas contaminadas e mortas pela Covid-19 em todo o Espírito Santo.
Imagens feitas pela reportagem do TEMPO NOVO mostram aglomerações em diversas ruas, mas a Avenida Central – onde ficam os principais estabelecimentos comerciais – é o foco da superlotação. As lojas, na grande maioria, estão seguindo as recomendações impostas pelo Governo do Estado e limitando o número de clientes, mas nas calçadas isso não é possível.
Também há registro de pessoas sem o uso de máscara – item essencial para prevenção do contágio da Covid-19. A principal preocupação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e de especialistas é com a possibilidade das festas de fim de ano causarem mais contaminação entre familiares. Isso pode afetar o sistema de saúde e ocasionar em mais mortes no mês de janeiro, além da ocupação de leitos – que já está alta na Serra e em outras cidades capixabas.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a Serra registra 29.371 casos confirmados, 627 moradores mortos e 28.253 pacientes considerados curados da Covid-19. O município é o segundo com o maior número de infectados e óbitos. Atualmente, a taxa de letalidade é de 2,2%.
O Governo do Estado decidiu manter a cidade em risco moderado durante esta semana, mas essa situação pode mudar nos próximos dias, conforme aviso feito pelo governador Renato Casagrande (PSB). O chefe do Executivo estadual disse que a Serra pode voltar para risco alto e isso acarretará, entre outras medidas, em restrições no comércio. Um novo Mapa de Risco será divulgado nesta sexta-feira (24).
No último fim de semana, a reportagem esteve em balneários da cidade e mostrou aglomerações em diversas praias. Entre elas, Jacaraípe. Por lá, o domingo (20) foi movimentado. Moradores da cidade e até turistas lotaram a faixa de areia. O principal problema registrado foi a falta de distanciamento social. Mesas e cadeiras de restaurantes, por exemplo, foram colocadas com pouca distância uma das outras.
Em Manguinhos e Bicanga, também houve aglomerações. Segundo informações enviadas por moradores, as praias dos bairros também foram tomadas por pessoas, que não respeitavam as regras impostas pelas autoridades de saúde.
As cenas devem se repetir durante este feriado de Natal.
Sem tempo suficiente para se recuperar, muitos trabalhadores relatam dificuldades em equilibrar a vida profissional e pessoal,l podendo gerar efeitos…
Grupo dos 16 vereadores estão fechados e deve reconduzir Saulinho a presidência. Crédito: divulgação. Se não houver desistências ou traições,…
A Vale abriu novas vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade. Crédito: Divulgação A mineradora Vale abriu novas…
Tem cardápio especial para os boêmios em diversos bares da Serra, destaque especial para o Bar do Mineiro, em Jacaraípe.…
O Governo do Estado oferta concurso público com 600 vagas de nível médio e salários de R$ 4.700. Crédito: Divulgação…