Igor, o unânime | Portal Tempo Novo

Serra, 21 de outubro de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

O Nó da Gravata

por Conceição Nascimento

Serra, 13 de Abril de 2018 às 9:20

Igor, o unânime


O subsecretário de Defesa Social, Igor Elson, assumiu a secretaria de Serviços da Serra. O posto ficou vago após a desincompatibilização de Guto Lorenzoni, que deixou a pasta para ser candidato a deputado federal. Igor é do núcleo de confiança do prefeito Audifax Barcelos (Rede), já foi assessor direto do prefeito durante 5 anos e teve forte adesão da maioria dos vereadores, o que é um facilitador, já que a pasta de Serviços é fortemente procurada pelos parlamentares. Para quem defendeu seu nome, argumentou-se que Igor conhece cada canto da cidade e tem como característica de ser um servidor “resolutivo”.

Limbo capixaba
Fábio Brasileiro, ex-diretor de logística da Vale, que saiu da empresa em fevereiro desse ano, já tem um novo emprego. Brasileiro, que era o capixaba melhor posicionado na Vale, vai assumir o cargo de diretor de gestão pública e social na Ong empresarial Espírito Santo em Ação. Lembrando que recentemente, o ex-presidente da Samarco, Ricardo Vescovi, o da história da lama, após ser demitido, também foi absorvido por outra instituição empresarial capixaba, a Findes. É revezamento?

Nacionalizada na Rede
Laís Alves Garcia de Biase, então secretária adjunto de Assistência Social da Serra, foi escolhida como Porta Voz Nacional da Rede Sustentabilidade, ao lado de Pedro Ivo do Distrito Federal. A escolha ocorreu no último domingo (08) e segundo fontes da Rede capixaba, foi necessária uma grande mobilização do diretório local (leia-se: prefeito Audifax Barcelos) junto a Marina Silva.

Entre armas e votos
Quem está a todo vapor para a eleição de 2018 é o vereador Cabo Porto (PSB). Semana passada o militar deu palestra na Câmara da Serra para mais de 100 alunos da Faculdade Doctum. O tema era: Liberação de armas para civis. Porto ficou mais de 30 minutos argumentando em favor da liberação. Ele quer concorrer a uma vaga de deputado estadual, mas tem esbarrado nos interesses do deputado Bruno Lamas (PSB). Isso ainda vai dar muito pano pra manga…

Faça o que falo…
Com a prisão do ex-presidente Lula, a Operação Lava Jato voltou a ser motivo de adoração e negação por muitos brasileiros. Para isso, no site o Tempo Novo publicou enquete com a pergunta: Você vai votar em algum político que está envolvido na Operação Lava Jato? Até o fechamento dessa edição foram 923 votos, dos quais 91% (841) optaram pelo “não”. Será que isso se sustenta até a eleição?

Peça do Paulo
Quem surpreendeu de última hora foi o ex-vereador Silas Maza. Silas era subsecretário da Casa Civil e deixou o cargo no limite do prazo (07 de abril) para ser candidato a deputado estadual. Segundo consta foi um pedido direto do governador Paulo Hartung (MDB), que quer espalhar aliados por vários partidos. Silas se filiou ao PTC e de cara já assumiu a 1º secretária estadual da sigla e deve ser ele que conduzirá o processo de coligações. O PTC é um dos poucos partidos que transita no núcleo do prefeito Audifax e também do governador Paulo Hartung.

Previdência na mira
O vereador Aílton Rodrigues (PSC) está circulando pelos corredores da Câmara buscando assinaturas dos colegas parlamentares para instaurar a CPI do IPS. Segundo o vereador há rombos nas contas do Instituto devido à falta de repasses da prefeitura, que seriam obrigatórios. São necessários 8 assinaturas para abrir a CPI.

Fidelidade de bordel
Na última sábado (07) encerrou-se a janela de transferências partidárias. Aqui no ES, a tal da fidelidade partidária virou lenda e 1/3 de deputados estaduais mudaram de partido. Quem saiu ganhando foram siglas menores, como o PRB, braço político da igreja Universal, que filiou os deputados Amaro Neto e Erick Musso, presidente da ALES. Além do ex-prefeito de Vila Velha Rodney Miranda.

Encontro político
Neste sábado, as 19h30, acontecerá um encontro de moradores com partidários do PPL (Partido Pátria Livre), em Vila Nova de Colares. O evento vai começar com uma celebração, depois acontecerá um coquetel e logo em seguida o partido vai lançar como pré-candidato a Deputado Estadual o morador Paulo Renato da Silva. Paulo é o organizador do evento e disse que todos podem participar. “O partido vai dar uma palestra e depois me lançará como pré-candidato”, explicou. O evento vai acontecer na rua Jaime Lírio, as 19h30.

Hartung e Temer I
Essa semana, após várias mudanças no quadro ministerial do presidente Michel Temer (MDB), o governador Paulo Hartung (MDB) teve duas boas notícias. Dois de seus aliados próximos foram alçados a postos absolutamente relevantes no governo Federal. A ex-secretária de Fazenda de Hartung, Ana Paula Vescovi foi empossada como nova secretária-executiva do ministério da Fazendo, sob nova tutela de Eduardo Guardia. Ana Paula, ocupará exatamente o posto que foi de Guardia durante a gestão de Henrique Meirelles.

Hartung e Temer II
Hartung também comemorou a indicação de Márcio Félix como o número dois do Ministério de Minas e Energia, que agora está nas mãos de Moreira Franco. Félix teve uma passagem pela secretária de Desenvolvimento da gestão Hartung. Segundo o governador, Márcio Felix estará num posto chave “da burocracia federal atuando diretamente com o setor de Rochas Ornamentais, no escoamento do minério de ferro que vem de Minas e tem o ES como porta de saída, além do setor de petróleo e gás onde o Estado é o segundo maior produtor do país”.

A mascada de Sandra
Uma das apostas do prefeito Audifax Barcelos para levantar o nome da Rede nestas eleições, Sandra Gomes declinou da candidatura à deputada estadual. A redista chegou a se desincompatibilizar da titularidade da Secretaria de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer (Setur) para se lançar na disputa, mas preferiu recuar e investir no nome do filho, Gilson Gomes Filho, para a corrida rumo à Assembleia Legislativa. Em conversa com a reportagem Sandra apontou que “questões familiares” a levaram a tomar tal decisão. Com isso, especula-se que Sandra pode retornar para a Setur. O prefeito, no entanto, teria um plano B. Trata-se de Eucimara Rangel, que, surpreendendo o mercado político, se desincompatibilizou das funções na Secretaria de Assistência Social com o objetivo de disputar as eleições pela Rede.

Prestando contas
O deputado estadual Bruno Lamas (PSB) realiza a prestação de contas do seu mandato no próximo dia 18, às 18h30, no Centro da Boa Convivência, em Laranjeiras. Com o mandato trazendo entre as principais bandeiras a educação e o apoio às micro e pequenas empresas, o deputado informou que na ocasião vai divulgar escolas e entidades beneficiadas com parte das suas emendas parlamentares. Entre os projetos aprovados na Assembleia Legislativa e que têm autoria de Lamas, destaque para o parcelamento do IPVA em até quatro vezes; a Tribuna Acadêmica, espaço voltado para a divulgação de iniciativas de estudantes universitários; a venda fracionada de passe estudantil e a gratuidade no transporte interestadual para idosos, gestantes e menores de cinco anos.




O que você acha ?

Você já brigou com amigos e familiares por conta de política?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por